Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Sexta-feira, 28 de abril de 2017

Genética Embrapa: inovação e superioridade no campo

Foco no desenvolvimento de variedades de soja e trigo, com alto potencial produtivo somado a sanidade, precocidade, ampla adaptação e superioridade genética. Com esta visão, a parceria Embrapa e Fundação Meridional passa a oferecer ao mercado um portfólio renovado, diversificado e extremamente competitivo, atendendo assim a todos os perfis de agricultores.

SOJA

Na Macrorregião Sojícola 1 (predominantemente alta e fria), a parceria desenvolveu excelentes opções de cultivares de soja para as regiões Sudoeste, Campos Gerais e Centro-Sul do Paraná e para todo estado de Santa Catarina.

Despontando como grande inovação e exclusividade no mercado de sementes de soja, a BRS 399RR é resistente aos nematoides de galhas Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica e ao nematoide de cisto, raças 3 e 14. Além disso, é resistente também ao nematoide Rotylenchulus reniformis.e ainda apresenta baixo fator de reprodução para o nematoide-das-lesões Pratylenchus brachyurus. Para as regiões altas e frias destaca-se a precocidade (GM 6.0) com altos rendimentos e boa tolerância ao acamamento, sendo indicada para solos de média a alta fertilidade.

Com a Tecnologia Intacta RR2 PRO®, as variedades BRS 1003IPRO e BRS 1007IPRO são sinônimos de desempenho e adaptação no campo. A BRS 1003IPRO tem como grande diferencial o excelente potencial produtivo, aliado à estabilidade de produção, mesmo em áreas com a presença de nematoide Meloidogyne javanica. A variedade também apresenta ciclo precoce (GM 6.3), com ampla adaptação e tolerância ao acamamento, em todas as Macrorregiões sojícolas indicada (MRS 1, 2 e 3).

Já a BRS 1007IPRO atende plenamente o sojicultor que busca precocidade e alto potencial produtivo, com excelente adaptação às condições climáticas da região fria (Macrorregião 1 e REC 201 alta - região alta do Oeste do PR). Com ciclo precoce (GM 6.0), a cultivar se destaca por sua alta estabilidade e excelente potencial produtivo, inclusive em áreas com a presença de nematoide de galha Meloidogyne javanica.

TRIGO

Para os triticultores que buscam rendimento e qualidade, a Embrapa e a Fundação Meridional irão lançar, na safra 2017, o trigo BRS Sanhaço. Esta variedade inovadora é um trigo de ciclo médio, com boa resistência a manchas foliares, giberela e debulha, associada à excelente capacidade de perfilhamento, sobretudo em regiões frias. Entre outros atributos, apresenta também tolerância a solos com alumínio, o que resulta em mais segurança em época de estiagem. No quesito de qualidade industrial, o BRS Sanhaço se caracteriza como Trigo Pão, sempre com bom valores de força de glúten (W). A cultivar é indicada para as Regiões Tritícolas 1, 2 e 3 do Paraná e Regiões 1 e 2 de Santa Catarina, com destaque para sua superioridade no campo e qualidade na indústria.

“Acompanhando a nova realidade de mercado, a Embrapa dispõe hoje de materiais inovadores, com genética diferenciada, trazendo sanidade e alta qualidade industrial. As variedades de soja e trigo, lançadas nos últimos anos, comprovam esta superioridade, atingindo novos patamares de rendimento e atendendo às principais demandas dos técnicos e dos agricultores”, afirma o Diretor-Presidente da Fundação Meridional, Raphael Rodrigues Fróes.

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.