Dirceu Gassen fala sobre manejo para altas produtividades

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Sexta-feira, 31 de março de 2017

Dirceu Gassen fala sobre manejo para altas produtividades

No dia 17 de janeiro o renomado agrônomo e pesquisador Dirceu Gassen esteve em Guarapuava para ministrar a palestra "Manejo para altas produtividades na cultura de soja" no anfiteatro do Sindicato Rural.

Conforme esperado pelos organizadores, um grande público compareceu ao evento para ouvir sobre as experiências pessoais, desafios do setor e as técnicas já desenvolvidas que permitem ao produtor atingir a proposta inserida no título da palestra que demandou grande esforço da organização para acontecer: “a agenda do Dirceu hoje em dia é muito concorrida. Nós acompanhamos o trabalho dele em parceria com a Bayer pelas redes sociais em diversas regiões do Brasil e realmente para conseguir disponibilizar esse evento foi necessário agendar com longa antecedência”, declarou Anderson Taques, representante técnico comercial da Bayer em Guarapuava.

Nada menos que 150 pessoas responderam ao convite feito pelo Grupo Pitangueiras, Bayer e Sindicato Rural. Logo no início da palestra, Dirceu Gassen apontou que o maior segredo para atingir altas produtividades está nas pessoas e não apenas nas tecnologias empregadas na cultura da soja, seja no plantio, manejo e colheita dos grãos: “a diferença entre lavoura de baixa e lavoura de alta produção está na cerca. De um lado há um dono e do outro lado outro dono, então a diferença está no conhecimento aplicado por hectare, e podemos ajustar isso até um pouco melhor, conhecimento aplicado por metro quadrado e num metro quadrado também não é suficiente se a distribuição não é bem feita. Conclusão: devemos aplicar conhecimento aplicado por planta. Ou seja, muito mais importante que qualquer produto, variedade, inseticida, adubo, calcário, máquina é como manejar a planta e isso é feito pelas pessoas”, pontuou Gassen.

Em seguida, ele explicou o que significa essa humanização do manejo: “plantas e animais tem uma lógica de desenvolvimento, de produção e elas tem uma capacidade muito maior do que temos na média das lavouras, então a diferença está nas pessoas que fazem o manejo adequado e eu diria que aí está o grande investimento a ser feito, pois quando o meu tratorista, o meu semeador entende essa lógica da germinação, do crescimento e do índice de área foliar – a planta colhe energia solar – então se manejarmos as folhas (que é uma bateria solar), o tamanho da planta, nós não vamos colocar mais ou menos planta, mas vamos entender como funciona e essa é a principal diferença entre ter e não ter uma lavoura de alta produtividade não só de soja, mas de todas as culturas”, esclareceu Gassen.

Outro ponto debatido durante a palestra foi o controle adequado do ambiente em que as plantas estão inseridas: “um ambiente adequado para as plantas também é um ambiente adequado para ferrugem, insetos, pragas e ervas daninhas, então você está tentando selecionar um ser que na realidade não é nativa daqui dentro de um ambiente de intensa atividade biológica. Precisamos estar continuamente manejando essa planta e ajudando ela a se defender e protegendo-a com as armas que a gente tem. Tanto praga quanto doença, se eu conheço os detalhes de como ela funciona, de onde ela vem, pontos fracos e pontos fortes, eu posso estimular agentes de controle biológico natural”, finalizou.

A palestra de Dirceu Gassen em Guarapuava foi organizada pelo Grupo Pitangueiras e Bayer, que destacaram a importância do evento para a região: "é muito importante a presença dele, não apenas para nós enquanto vendedores de tecnologia, mas também para os produtores da região, pela atuação dele e o que ele representa na agricultura moderna. E para nossa região e para nossos clientes é uma satisfação muito grande trazer esse conhecimento sobre novas tecnologias, manejo e tudo que leve à alta produtividade e rendimento, um dos grandes objetivos do Grupo Pitangueiras e da Bayer", pontuou Marcelo Martins Pereira, gerente do Grupo Pitangueiras.

Presente ao evento, o produtor rural Lincoln Campello destacou a importância da realização da palestra de Dirceu Gassen para os produtores da região: "hoje é preciso ser o mais eficiente possível para permanecer na atividade e uma palestra desse porte, com certeza, nos ajuda a agregar conhecimento sobre controle de doenças, manejo, controle de população e garantir essa eficiência desejada”, pontuou.

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.