Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quinta-feira, 30 de março de 2017

Aliado na soja Bt

Nas últimas safras o agricultor brasileiro de soja teve a sua disposição variedades transgênicas, com a presença da tecnologia Bt,  que tem com proposta controlar lagartas que ataquem a lavoura. Ao se alimentar de uma planta da soja com a presença da tecnologia Bt, a lagarta entra em contato com as proteínas que matam os insetos após alguns dias, por interferirem em seu trato digestivo.

Testes realizados nas últimas 3 safras, com uso de Premio® na soja Bt, identificaram diferenças de produtividade entre áreas tratadas com o produto quando comparado com áreas vizinhas, que não receberam aplicação de inseticidas para controlar lagartas.

Por que isso acontece?

O primeiro ponto importante que temos que analisar é que a tecnologia Bt, aplicada hoje nas variedades de soja, não possuem ação sobre algumas espécies de lagartas, em especial sobre o gênero Spodoptera. Portanto, se a lavoura de soja for atacada por lagartas deste gênero, ficará exposta aos danos causados por elas

O segundo ponto a ser avaliado é que a morte das lagartas não ocorre de forma imediata, podendo demorar de 3 a 5 dias para ocorrer. Desta forma, as lagartas que permanecem por este período na planta podem ocasionar danos, principalmente se as plantas estiverem na fase da floração

Durante o tempo que ficam vivas na planta (3 a 5 dias), apesar de pequenas e na maioria das vezes imperceptíveis, as lagartas podem atacar as flores, podendo provocando o processo de abortamento da mesma. As flores são estruturas muito sensíveis e altamente suscetíveis. Qualquer ataque na estrutura da flor pode desencadear o abortamento da mesma.

A aplicação de Premio® em R1, no início da floração, vai proteger a planta de soja em dos períodos mais importantes para a cultura. Mais de 200 trabalhos foram realizados nas 3 últimas safras, os quais mostram que o produtor que não utiliza inseticidas para controle de lagartas na soja Bt está perdendo ao menos um saco de soja por hectare, podendo chegar em 8 sacos/ha em alguns casos.

Longevidade da Tecnologia

Nos casos em que somente a tecnologia Bt é utilizada como ferramenta de controle de lagartas, apesar do bom controle, uma pequena quantidade de indivíduos, a princípio imperceptível para o agricultor, sobrevive. Esta população, com o passar das safras, se estabelece causando a resistência das lagartas à tecnologia.

Isso já aconteceu com a tecnologia Bt na cultura do milho e que muito provavelmente também acontecerá nas lavouras de soja, se utilizarmos a tecnologia Bt como única ferramenta de controle de lagartas.

Portanto, ao utilizar Premio® no início do florescimento, além de auxiliar no controle ao ataque de lagartas, o produtor está utilizando mais uma ferramenta de manejo, controlando os indivíduos sobreviventes à tecnologia Bt e ampliando a longevidade dessa tecnologia.

Premio ® é o maior aliado da soja Bt. Com seu residual longo e sistemicidade, o produto vai proteger a planta por um longo período contra um amplo espectro de lagartas (Anticarsia gemmatalis, Spodoptera eridania, Heliothis virescens, Helicoverpa sp. ePseudoplusia includens).  Premio utilizado no R1 vai proporcionar melhores resultados para a lavoura de soja Bt, além de auxiliar no manejo de resistência contra as lagartas.

Use Premio® na soja Bt. Cada flor mantida é importante para sua produtividade.

 

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.