Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Biotrigo 2

Quarta-feira, 08 de junho de 2022

Guarapuava recebe Caravana Embrapa FertBrasil

Evento voltado ao uso assertivo de fertilizantes será realizado no Sindicato Rural

Guarapuava recebe no dia 21 de junho, a Caravana Embrapa FertBrasil, no Anfiteatro do Sindicato Rural. O objetivo é debater a crise provocada pela falta de fertilizantes, assim como capacitar os participantes para incrementar as estratégias para racionalização no uso de insumos e estimular a adoção de boas práticas de manejo das culturas. As inscrições gratuitas estão abertas, conforme detalhado abaixo.

“Os pesquisadores da Embrapa e os nossos parceiros no Paraná estão reunidos em uma força-tarefa para compartilhar as tecnologias e os conhecimentos que podem aumentar a eficiência no uso de fertilizantes, assim como estimular a adoção de práticas sustentáveis para maximizar a produtividade, reduzir custo e aumentar a renda dos produtores”, explica Alexandre Nepomuceno, chefe-geral da Embrapa Soja (Londrina -PR).

“Nossa expectativa é auxiliar na superação da crise provocada pela falta e pelo alto custo dos fertilizantes, por meio de capacitação e da troca de conhecimentos, estabelecendo um diálogo entre a pesquisa e o setor produtivo e propondo soluções tecnológicas para atender as necessidades de cada região”, ressalta Nepomuceno.

A Caravana Embrapa FertBrasil é uma ação realizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Embrapa e da Rede FertBrasil, com o patrocínio da Bayer, Bioma, Climate Field View e da Rede ILPF, apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Sistema OCB, da Sinprifert e do Banco do Brasil.

No Paraná, a iniciativa conta com o apoio da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP / SENAR), Organização das Cooperativas do Paraná (OCEPAR), Conselho Regional de Engenharia Agronômica (CREA), Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).

O IDR-Paraná irá contextualizar a situação paranaense, detalhando os sistemas de produção regionais e locais e o uso de fertilizantes. De acordo com Sandro Cesar Albrecht, coordenador do projeto Grãos, do IDR - Paraná, o Estado se destaca na produção nacional de grãos, sempre com altas produtividades. E, segundo ele, a fertilidade do solo e o uso correto de fertilizantes é condição básica para o sucesso da lavoura. “A adubação das lavouras representa aproximadamente 40% do custo de produção, mas com tendência de alta devido à crise internacional de fornecimento deste insumo”, diz Albrecht.

Para ele, a Caravana Fertbrasil demonstra mais uma vez que a Embrapa está atenta às demandas dos produtores e ao contexto global da produção de alimentos. “Em especial no nosso Estado, esta iniciativa complementa ações já consolidadas de parceria da extensão rural com a pesquisa, particularmente no manejo integrado de pragas e doenças. É a oportunidade de pesquisadores, técnicos e produtores estarem juntos debatendo as soluções  para os desafios que se apresentam”, diz Albrecht.

Programação no Paraná

No Paraná, a Caravana Embrapa FertBrasil começa em Guarapuava (21/05) e, em seguida, vai a Cascavel (22/05), Londrina (23/05) e Ponta Grossa (24/05), que são importantes polos regionais na produção de grãos. No Estado, o evento é realizado pela Embrapa Soja e Embrapa Florestas. Os encontros foram divididos em cinco módulos e ocorrem no período da manhã, das 8h às 12h30.

Veja detalhes da programação:

Apresentação do sistema de produção local do uso de fertilizantes


Módulo 1 - Ferramentas para o planejamento agrícola: onde e quando plantar? 


Módulo 2 -  Boas Práticas para o Uso Eficiente de Fertilizantes e insumos para a nutrição de Plantas no Brasil 


Módulo 3 - Novas tecnologias para suprimento eficiente de nutrientes às plantas 


Módulo 4 - Uso de tecnologias digitais e sistemas de informação para recomendação de fertilizantes e insumos para a nutrição de plantas no Brasil


Módulo 5 - Tecnologias e práticas de manejo para a Sustentabilidade Agroambiental 



Caravana Embrapa FertBrasil

 

A Caravana Embrapa FertBrasil iniciada, em maio, em Mato Grosso do Sul e São Paulo irá compartilhar informações e conhecimentos com profissionais que atuam na assistência técnica e extensão rural, sindicatos e associações rurais, e produtores. A expectativa é atingir cerca de 10 mil profissionais, tornando-os multiplicadores das técnicas e orientações repassadas pela equipe da Embrapa e de instituições parceiras que integrarão a Caravana. 

A Caravana vai abordar questões práticas e de impacto imediato, que ao serem adotadas poderão, junto com outras iniciativas do Plano Nacional de Fertilizantes, promover uma economia de até 20% no uso de fertilizantes no Brasil, já na safra 2022/23, podendo resultar em até um bilhão de dólares de economia para o produtor rural brasileiro. O Brasil, atualmente, consome cerca de 8,5% dos fertilizantes em nível global, ocupando a quarta posição. China, Índia e Estados Unidos aparecem no topo da lista de consumo.

Esses países, ainda, são grandes produtores mundiais de fertilizantes, à exceção do Brasil, que importou em 2021 cerca de 89% das 43 milhões de toneladas consumidas na produção agrícola. No país, as culturas de soja, milho e cana-de-açúcar respondem por mais de 73% do consumo de fertilizantes. A Rússia é responsável por fornecer 25% dos fertilizantes para o Brasil. Junto com a Bielorrússia, chega a fornecer mais de 50% do potássio consumido pelo agricultor brasileiro anualmente. 

 

Serviço: Caravana Embrapa FertBrasil - Guarapuava (PR)

 

Local: Auditório do Sindicato Rural de Guarapuava - Rua Afonso Botelho, nº 58, Bairro Trianon

Data: 21/06
Horário: 8h às 12h30
Inscrição gratuita: http://lp-cnpso.comunica.embrapa.br/caravana-fertbrasil-21-06-guarapuava-pr

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.


Biotrigo 2