Chegou nesta sexta-feira, 21, nova edição da REVISTA DO PRODUTOR RURAL

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Chegou nesta sexta-feira, 21, nova edição da REVISTA DO PRODUTOR RURAL

Pela primeira vez, a publicação traz matéria específica sobre manejos sustentáveis na agricultura

 

Chegou nesta sexta-feira, 21 de agosto, uma nova edição da REVISTA DO PRODUTOR RURAL, do Sindicato Rural de Guarapuava. Em seu nº 80 (agosto/setembro de 2020), a publicação traz pela primeira vez, como tema principal, uma matéria específica sobre manejos sustentáveis no agro: a utilização dos chamados bioinsumos e do mix de coberturas. Especialistas como Mariângela Hungria, da EMBRAPA-SOJA, de Londrina (PR), e Itacir Sandini, da UNICENTRO, de Guarapuava (PR), detalham a utilização de microrganismos para controlar doenças e pragas da lavoura. Mas lembram: esta opção, assim como outras, também exige todo um conhecimento, para que seja utilizada com eficiência e respeito ao meio ambiente. Outro especialista, o pesquisador Ademir Calegari, do IDR (IAPAR, em Londrina), enfocou as possibilidades de diversas plantas benéficas para cobrir o solo. Porém, aqui também fica claro: é preciso compreender a variedade das possibilidades para utilizar práticas cada vez mais eficientes e conservacionistas, aproveitando os efeitos positivos das rotações. 

Nesta edição, a revista recorda que, recentemente, tivemos uma data importante: o Dia do Agricultor, 28 de julho. Em 2020, por causa da pandemia, o Sindicato Rural de Guarapuava não pode realizar a tradicional festa em homenagem aos produtores. Mas a entidade sindical destaca que, mesmo assim, não deixou de jeito nenhum a data passar despercebida. Uma singela homenagem foi realizada, com um outdoor em frente à sede do sindicato, ao lado de posts e vídeos nas redes sociais da entidade. Afinal, se o produtor tem um papel de destaque em tempos normais, ainda mais agora, num momento de pandemia, quando a produção de alimentos se torna ainda mais importante, para as pessoas e para a economia do Brasil. 

E um dos exemplos de que o agro busca seguir firme está em outra matéria: um produtor de Mangueirinha foi aclamado o mais novo vencedor do CESB, tornando-se uma referência em produtividade na soja, em nível nacional. 

Outros dois destaques também vêm da região e mereceram reportagens. O primeiro é a reativação da Patrulha Rural, em Guarapuava e vários outros municípios vizinhos. Algumas das reuniões sobre a questão ocorreram no Sindicato Rural, com a participação da direção da entidade. A revista mostra este importante serviço da Polícia Militar, voltado a dar segurança a quem produz no campo, e orientação sobre como se comunicar com a patrulha. 
O segundo destaque é a obra de alargamento da pista da PR 364, entre o município de Goioxim e a BR 277. Esta melhoria era uma reivindicação de produtores locais, que também recebeu apoio do Sindicato Rural. 

E mantendo a sua linha de trazer matérias sobre as safras, a edição vem ainda com um resumo da live que o Sistema FAEP/SENAR-PR realizou, com a CNA e o MAPA, para debater o Plano Agrícola 2020-2021. Na ocasião, um dos assuntos mais aprofundados foi o Seguro Rural. 

Por outro lado, como ainda estamos no período de safras de inverno, a publicação traz uma matéria sobre o plantio de trigo em Guarapuava e região, que em 2020 começou diferente, com preços em alta. Os detalhes ficam por conta de entrevistas de três produtores, além de números da CONAB e da SEAB. 
E para encerrar com chave de ouro, o Sindicato Rural de Guarapuava comemorou, mais uma vez, o apoio recebido pela revista, ainda que num momento difícil no país: a publicação contou, neste número, com nada menos do que 30 anunciantes. Com isso, foi possível aumentar o total de páginas, normalmente de 72, para 92! O Sindicato agradece a todos os parceiros, que seguem contribuindo para que este importante veículo de comunicação siga com suas atividades, levando informação para quem atua na agricultura e na pecuária. 

A redação da revista agradece também a todos os entrevistados, que dedicaram tempo a compartilhar suas informações com nossos jornalistas. A distribuição deste novo número da REVISTA DO PRODUTOR RURAL, a associados e parceiros do Sindicato Rural, assim como para várias instituições, tem início hoje. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.