Chegou mais uma edição da REVISTA DO PRODUTOR RURAL

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Terça-feira, 16 de junho de 2020

Chegou mais uma edição da REVISTA DO PRODUTOR RURAL

A publicação enfoca os efeitos da estiagem nas culturas de feijão e batata, no centro-sul do PR

 

Chegou hoje, 16 de junho, a mais recente edição da REVISTA DO PRODUTOR RURAL (Nº 79 – junho/julho 2020). A publicação traz como matéria principal a estiagem que teve início em meados do ano passado, na metade sul do Brasil, e seus efeitos em Guarapuava e região. A reportagem enfoca principalmente duas das várias culturas do período de segunda safra: feijão e batata. Produtores relatam como enfrentaram o período e técnicos da SEAB estimam as perdas de produtividade. Entrevista de agrônoma da FAEP analisa também como ficaram os custos e a rentabilidade daquelas duas atividades.

Ainda no setor de agricultura, uma outra matéria aborda o início do plantio da safra da cebola no centro-sul paranaense, cuja colheita está prevista para novembro e dezembro. Um produtor mostra que decidiu se unir a outros para se crescer em eficiência e um agrônomo comenta os detalhes técnicos importantes que devem ser observados naquele ramo do HF. 

Na pecuária de corte, a REVISTA DO PRODUTOR RURAL destaca que a tradicional Feira de Bezerros de Guarapuava, neste ano, ocorreu pela primeira vez totalmente via internet. Devido à pandemia e visando atender às recomendações de distanciamento social, os organizadores do evento optaram por esta nova forma de participação do público. Porém, a feira repetiu o costumeiro sucesso. 

Também no segmento da pecuária, outro destaque é a Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite do Sindicato Rural de Guarapuava. Recentemente, a comissão debateu alternativas para a verticalização da produção na propriedade, com produtos como queijos sofisticados, e a importância de uma gestão empresarial da atividade, com um enfoque de longo prazo.  

Outra matéria ressalta que o SENAR-PR, assim como as demais instituições que oferecem cursos, está inovando neste período de pandemia, quando as aulas presenciais estão por enquanto suspensas: plataforma EaD pode ser uma oportunidade para se adquirir conhecimentos durante este momento. 

E como sempre, a revista registrou a mais recente entrega de encomendas de alevinos, realizada pela parceria entre o Sindicato Rural de Guarapuava e a Piscicultura Progresso. Os peixes foram entregues na sede da entidade sindical. 

A diretoria do Sindicato Rural de Guarapuava agradece a todos os anunciantes que participaram de mais esta edição, assim como a todos que dedicaram tempo para conversar com a reportagem da publicação para as várias matérias: desde os produtores, que contaram de seus desafios e perspectivas, aos técnicos, que trouxeram uma visão ampla sobre as safras e a comercialização, passando pelos realizadores de eventos. 

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.