Chegou nesta quinta-feira, 16, mais uma edição da Revista do Produtor Rural

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quinta-feira, 16 de abril de 2020

Chegou nesta quinta-feira, 16, mais uma edição da Revista do Produtor Rural

Publicação traz um panorama de alguns dos principais fatos e eventos do agro no centro-sul do PR no início deste ano - incluindo o trabalho do agro para prosseguir a produção em tempos de pandemia

 

Chegou nesta quinta-feira, 16, mais uma edição da REVISTA DO PRODUTOR RURAL (Nº 78 – Março/Abril 2020). Editada a cada dois meses pelo Sindicato Rural de Guarapuava, a publicação traz, como matéria principal, uma reportagem mostrando que o campo busca se adaptar aos tempos de pandemia para continuar o trabalho de produzir commodities que servem como alimentos ou matérias-primas para produtos industrializados. Vários produtores da região contaram que, assim como nas cidades, suas propriedades também vêm adotando medidas de prevenção ao coronavírus. Alguns detalham ainda sua preocupação com os efeitos que a pandemia possa ter sobre o agro de modo geral.

Outro assunto de destaque é o Dia de Campo de Verão da Agrária, realizado dias 4 e 5 de março, nos campos da FAPA, no distrito de Entre Rios, em Guarapuava. Como tradicionalmente acontece, a revista traz entrevistas com os pesquisadores que apresentaram estações no evento, nas quais eles resumem os temas abordados em culturas como soja, milho e feijão. Como a programação visa apresentar novidades, outra matéria detalha uma cultivar de soja lançada na ocasião pela EMBRAPA, Fundação Meridional e FAPA, com características voltadas ao cultivo em áreas de altitude, como Guarapuava e seu entorno. Também interessante é conferir o que disseram palestrantes de outras etapas do dia de campo, como a jornalista Kellen Severo, do Canal Rural, que analisou as perspectivas do agronegócio neste ano, e Rudolf Gerber, o coordenador industrial de farinhas da Agrária, que participou de uma mesa redonda do evento sobre oportunidades de mercado para o milho convencional (não transgênico).

Ainda na cultura do milho, em outra matéria, a REVISTA DO PRODUTOR RURAL enfoca o trabalho da mestanda Janaína Neiverth, que está realizando, na Fazenda Escola da Unicentro (Fazesc), um experimento sobre os efeitos da desfolha na produtividade de alguns híbridos.

Já na soja, a revista destaca uma importante iniciativa do SENAR-PR, que tem realizado, em parceria com o Sindicato Rural de Guarapuava, um curso sobre uma forma de manejo que se mostra válida apesar dos anos: o Manejo Integrado de Pragas (MIP). Na reportagem, alunos que participaram contam como foi aplicar o MIP na prática e relatam que foi possível utilizar menos defensivos.

E como março, em todo o mundo, é o mês em que se ressalta o Dia Internacional da Mulher, a edição 78 traz também a cerimônia de entrega do Diploma Mulher Cidadã, na Câmara Municipal de Guarapuava. Neste ano, a indicada pelo Sindicato Rural, como representante do setor da agricultura, foi a produtora Rosecleia Padilha.

Mais uma vez, a diretoria do Sindicato Rural agradece a todos os anunciantes, pelo apoio, e a todos os entrevistados, por dedicarem tempo às entrevistas para nossa reportagem, compartilhando seus conhecimentos, experiências e informações. 

 

 

 

 

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.