Pesquisa e extensão destacam boas práticas agrícolas no Superagro

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Pesquisa e extensão destacam boas práticas agrícolas no Superagro

Tecnologias de produção para soja, milho e manejo do solo são os destaques da Embrapa Soja, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), do Instituto Emater (PR) e da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) no Superagro 2020, a ser realizado em Londrina (PR), de 21 a 23 de janeiro.  Nesta feira agrícola, as quatro instituições de pesquisa e de extensão rural estarão reunidas no espaço dedicado à Ciência e a Tecnologia. 

Os visitantes poderão dialogar com os técnicos e os pesquisadores sobre as novidades tecnológicas e conhecer as indicações para manejo de nematoides, cultivares resistentes a percevejos, controle biológico de pragas, coinoculação e rotação de culturas e plantas de cobertura. “Embora seja evidente o avanço dos processos produtivos nas últimas décadas, o produtor deve sempre buscar novidades tecnológicas para produzir mais, com menos e melhor”, diz o pesquisador André Prando, da Embrapa Soja.

No espaço de Ciência e Tecnologia haverá discussão com os visitantes sobre desenvolvimento da soja no Brasil e a legislação do uso de solos e agrotóxicos. Os pesquisadores também irão apresentar considerações sobre o futuro da produção e da demanda de soja no Brasil e no mundo. “Cientes de que o importante ao agricultor é o lucro e não a produtividade, vamos analisar as formas de auferir mais lucro via melhoria de gestão da propriedade, principalmente nas estratégias de compra das máquinas, dos insumos e na venda da produção”, ressalta Amélio Dall´Agnol, pesquisador da Embrapa Soja. 

O “Espaço Ciência e Tecnologia” contará ainda com duas  palestras diárias, às 14h e às 15h. Esta é uma oportunidade para que os visitantes se atualizem, interagindo com técnicos e pesquisadores das instituições de pesquisa e extensão rural sobre os diversos desafios que serão abordados na área.

Programação de Palestras
Dia 21/01
14h - Importância e manejo de nematoides - Espaço Ciência e Tecnologia
Andressa Cristina Zamboni Machado - IAPAR
15h -  Desenvolvimento da soja no Brasil - Espaço Ciência e Tecnologia
Amélio Dall'Agnol - EMBRAPA

Dia 22/01
14h - Legislação de solos e agrotóxico em benefício do Agricultor - Espaço Ciência e Tecnologia
Andre Albanese - ADAPAR
15h - Controle biológico de pragas - Espaço Ciência e Tecnologia
Samuel Roggia – EMBRAPA 

Dia 23/01
14h - Soja: mais renda, mais sustentabilidade com MIP e MID - Espaço Ciência e Tecnologia
Renan Ribeiro Barzan – EMATER
15h - Coinoculação em soja - Espaço Ciência e Tecnologia
André Mateus Prando - EMBRAPA

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.