Chegou nesta sexta-feira, 1º/11, nova edição da Revista do Produtor Rural

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Sexta-feira, 01 de novembro de 2019

Chegou nesta sexta-feira, 1º/11, nova edição da Revista do Produtor Rural

Publicação destaca eventos técnicos voltados à pecuária de corte e leite

 

Chegou nesta quinta-feira, 31 de outubro, a edição 75 da REVISTA DO PRODUTOR RURAL, editada pelo Sindicato Rural de Guarapuava. A distribuição teve início nesta manhã, aos associados e parceiros da entidade sindical. 

Neste número, a publicação vem com um volume de informação ainda maior do que de costume: a matéria principal destaca três eventos técnicos da pecuária, que aconteceram de agosto a outubro em Guarapuava e região, reunindo centenas de pessoas, entre especialistas, produtores, profissionais ligados ao agronegócio e estudantes. A reportagem começa detalhando o 3º Dia de Campo da Produção Integrada, que abordou a integração-lavoura-pecuária-floresta (ILPF) – a opção, segundo pesquisadores, contribui para otimizar a utilização da propriedade. Realizado dia 22 de agosto, na Fazenda Capão Redondo (Candói-PR), da família do presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Botelho, o evento enfocou vários aspectos técnicos da ILPF, registrando a presença de participantes locais e de outros municípios.   

Já no início de outubro, o segmento leiteiro é que esteve em evidência com o 3º Simpósio Regional da Bovinocultura de Leite. Entre os dias 2 e 4, a programação aconteceu no Sindicato Rural e numa propriedade do distrito de Guairacá, o Sítio 6M, da família Poczynek. Palestrantes demonstraram que, ao lado de sanidade de rebanho e de qualidade do leite, gerenciar a fazenda considerando eficiência em nutrição pode fazer uma grande diferença na rentabilidade e no crescimento de pequenos ou grandes produtores. Novamente, a revista conversou com palestrantes convidados, que resumem suas mensagens aos participantes. 

A matéria de capa se encerra com uma novidade no calendário rural local: a 1ª Agropec – Feira Agropecuária de Negócios, promovida de 17 a 20 de outubro, no Parque Lacerda Werneck, pela Sociedade Rural Guarapuava (apoios de Faculdades Guarapuava, Cooperaliança, Prefeitura de Guarapuava e Sindicato Rural, Núcleo de Criadores de Cavalo Crioulo de Guarapuava, além de empresas que compareceram com estandes). No evento, dois dias foram inteiramente dedicados à pecuária de corte, enfocando bovinocultura e ovinocultura. Também aqui, a revista esteve presente e conversou com os palestrantes convidados, resumindo suas abordagens. 

E como não poderia deixar de ser, a publicação também esteve no Wintershow 2019, realizado, de 15 a 17 de outubro, pela Cooperativa Agrária e a FAPA. Entrevistas ressaltam as novidades do evento, que neste ano teve ainda um espaço exclusivo para a inovação. 

Mas como as atividades rurais estão interligadas com a necessidade de preservar os recursos naturais, começando pelo solo, a REVISTA DO PRODUTOR RURAL também compareceu ao Fórum para a Promoção da Qualidade do Plantio Direto por meio do Índice de Qualidade Participativo (IQP). Promovido dia 15 de agosto pela Federação Brasileira de Plantio Direto, no Sindicato Rural de Guarapuava e numa propriedade do distrito de Entre Rios, o encontro defendeu o conceito de medir a qualidade do plantio. 

Tanto quanto os eventos em si, a edição outubro/novembro 2019 mostra a importância das instituições e entidades ligadas ao setor rural: juntas, elas somam forças para promover a difusão de informação para que o produtor possa seguir evoluindo, seja na agricultura ou na pecaria. Ao lado de vários parceiros, o Sindicato Rural foi um dos organizadores do Dia de Campo da Produção Integrada e do Simpósio Regional da Bovinocultura de Leite, tendo apoiado a Agropec e participado do Wintershow com estande da entidade e do Sistema FAEP. O sindicato também abriu seu anfiteatro para sediar o fórum sobre plantio direto. 

Estão ainda nas páginas deste número da revista assuntos como a audiência pública que tratou do fim da vacinação contra febre aftosa no Paraná, na Assembleia Legislativa, em Curitiba, a caravana da Agrária e do Sindicato Rural para visitar a Agroleite em Castro (PR), a reinauguração da Extensão de Base Candói do Sindicato Rural de Guarapuava, o curso Líderes Rurais do projeto Sustentabilidade Sindical do Sistema FAEP/SENAR-PR, além dos 44 anos do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná. 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.