Tecpar divulga novas tecnologias para o agronegócio na Expoingá

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quinta-feira, 09 de maio de 2019

Tecpar divulga novas tecnologias para o agronegócio na Expoingá

No portfólio de serviços para a agricultura e pecuária estão a certificação de produção e processamento de produtos orgânicos; avaliação de conformidade de corretivos agrícolas, fertilizantes, alimentos e bebidas, águas e efluentes.


O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) participa da 47ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá 2019), um dos principais eventos de agronegócios do Estado, que começa nesta quinta-feira (09) e segue até o dia 19, no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro. A ideia do Instituto é conectar as necessidades do produtor à agrotecnologia e soluções inovadoras.

Ao longo da exposição, no estande do Tecpar, colaboradores vão levar aos participantes as principais tecnologias voltadas para o campo, com a demonstração de soluções inovadoras que possibilitam maior produtividade e qualidade.

“O Paraná caminha para se tornar o maior produtor de alimentos do mundo e esse resultado só é possível com o uso da tecnologia aplicada ao agronegócio”, afirma o diretor-presidente do instituto, Fábio Cammarota. “Para isso, o Tecpar tem uma série de serviços que pode contribuir para melhorar a produtividade e a qualidade para pequenos, médios e grandes produtores”, acrescenta.

SERVIÇOS – No portfólio de serviços para a agricultura e pecuária estão a certificação de produção e processamento de produtos orgânicos; avaliação de conformidade de corretivos agrícolas, fertilizantes, alimentos e bebidas, águas e efluentes.

O laboratório do Tecpar está registrado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para fazer o controle da qualidade de fertilizantes, corretivos agrícolas e inoculantes para fabricantes em todo o território nacional.

Outro serviço feito pelo instituto é a identificação da presença de resíduos de medicamentos veterinários em alimentos de origem animal, e resíduos de agrotóxico em alimentos de origem vegetal.

Para agroindústrias, indústrias e empreendimentos que beneficiam alimentos e bebidas de pequeno porte, o Tecpar faz a auditoria de qualidade no Selo Alimentos do Paraná. Concedido pelo Sebrae-PR, o selo atesta segurança, qualidade alimentar e excelência em gestão.

QUALIDADE DE ORGÂNICOS - O Instituto atua ainda na certificação de produtos orgânicos no Estado, por meio do programa Paraná Mais Orgânico, ao lado de órgãos da área da área da ciência e ensino superior, universidades estaduais e Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA). Em dez anos, o programa já fez mais de 900 certificações em propriedades rurais paranaenses, resultado que projeta o Paraná como um dos estados que mais possuem propriedades qualificadas.

 

 

 

 

 

 

(Fonte e foto: Governo do Paraná)

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.