É HOJE: Sindicato Rural traz palestra com um dos maiores especialistas brasileiros em clima

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Terça-feira, 07 de maio de 2019

É HOJE: Sindicato Rural traz palestra com um dos maiores especialistas brasileiros em clima

            Secas, temporais, vendavais, calor atípico e nevascas vêm ocorrendo em várias regiões do planeta. Na cidade e no campo, duas perguntas são cada vez mais freqüentes: o que estaria acontecendo com o clima mundial neste momento? E qual a tendência para o futuro? Para levar ao produtor rural uma visão sobre a situação climática global, o Sindicato Rural de Guarapuava promoverá nesta terça-feira, 7 de maio, às 19h, em seu anfiteatro, a palestra "Previsão climática safra 2019-2020 e tendência global para 10 anos".  

          O tema será abordado por um dos maiores especialistas brasileiros em clima, o pesquisador Luiz Carlos Baldicero Molion. Graduado em física e com uma formação que inclui PhD em Meteorologia pela Universidade de Wisconsin (USA) e pós-doutorado em Hidrologia de Florestas pelo Instituto de Hidrologia (Inglaterra), ele defende uma abordagem que vem chamando a atenção: em sua análise, independente da ação do ser humano, o clima da Terra passa por ciclos de resfriamento e de aquecimento. Segundo afirma, o fenômeno é determinado por um conjunto de fatores, que inclui desde as alterações de temperatura dos oceanos, as erupções dos vulcões, as variações da atividade solar e a influência da lua nas marés, entre outros.

            Em Guarapuava, o produtor rural Wienfried Leh, que já assistiu a uma palestra do meteorologista, em 2018, no Piauí, faz uma avaliação positiva e recomenda o evento: “A maneira como o Molion interpreta o clima e as tendências para os próximos anos, gostei demais. Enfim, vale a pena a palestra. Ele trabalha com a similaridade, comparando dados em épocas diferentes. Leva em consideração a lua e a maré, bem como a temperatura do Oceano Pacífico”.

A entrada para a palestra é gratuita para sócios do Sindicato Rural, porém as vagas são limitadas. Já para os não sócios, o investimento é de R$ 50,00. Estudantes pagam R$ 20,00. As inscrições devem ser feitas na recepção da entidade ou pelo telefone: (42) 3623-1115. O Sindicato Rural está localizado na Rua Afonso Botelho, nº 58, no Bairro Trianon.

                                                                                                                  

Sobre o palestrante

Luiz Carlos Baldicero Molion é bacharel em FÍsica pela USP, PhD em Meteorologia pela Universidade de Wisconsin (USA), pós-doutor em Hidrologia de Florestas pelo Instituto de  Hidrologia (Inglaterra) e acadêmico do Instituto de Estudos Avançados de Berlin (Alemanha), desde 1989. É pesquisador aposentado do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE/MCT), onde foi diretor de Ciências Espaciais e Atmosféricas, professor aposentado da Universidade Federal de Alagoas e professor colaborador da Pós-graduação em Clima e Ambiente, Universidade de Évora (Portugal).

Foi representante da América do Sul na Comissão de Climatologia da OMM de 1997-2010 e, dentre outras premiações, condecorado pela CINDRA da Câmara Federal com a Medalha Júlio Redecker em 2013 por serviços prestados à Nação.

Atualmente, se dedica a consultorias e a proferir palestras sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas, Diagnóstico e Prognósticos Climáticos, Energias Renováveis, Dessalinização de Água e Desenvolvimento Regional.

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.