Mercado de leite apresenta indícios de recuperação em abril

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Terça-feira, 23 de abril de 2019

Mercado de leite apresenta indícios de recuperação em abril

Após fechar março em queda, valores devem voltar a subir a partir do segundo trimestre

 

Os preços dos produtos lácteos fecharam março abaixo da média em comparação aos anos anteriores. Porém, houve um leve aumento no mês de abril. A expectativa é de que essa variação positiva continue, ainda que de forma suave, para o segundo trimestre de 2019. Esses dados e valores de referência foram apresentadas durante a reunião do Conseleite-Paraná, no dia 22 de abril, na sede do Sistema FAEP/SENAR-PR, em Curitiba.

Em geral, os derivados lácteos apresentaram queda no volume de comercialização em março, mas ainda acima do previsto. A indicação, a partir de abril, é uma leve alta no volume dos produtos comercializados, o que influencia na recuperação dos preços. “A queda que esperávamos na comercialização de produtos importantes de fevereiro para março ocorreu, mas foi um pouco mais suave. Alguns produtos estão apontando uma recuperação para abril, porém não tão forte”, afirma a professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Vânia Guimarães.

Houve um recuo significativo do leite spot comercializado devido à saída de empresas deste mercado. O creme de leite continua valorizado se comparado aos anos anteriores, apesar da queda em abril. Em relação a balança comercial de março, houve um recuo no volume e valor de importações e leve aumento de exportações. Os preços do leite em pó estão se afastando dos piores valores no mercado internacional, mas continuam oscilando.

Os valores de referência para março fecharam em queda, puxados, principalmente, pelo leite UHT e spot, este último com maior queda. A esperada sazonalidade de abril indica uma alta no preço do leite entregue, mas a queda do spot continua. Os preços nominais dos queijos mussarela e prato se mantêm num patamar um pouco mais elevado em abril, sendo os maiores dos últimos três anos.

O Conseleite aprovou o valor de referência do leite entregue em março a ser pago em abril em R$ 1,0841. Com projeção de alta, o valor estabelecido para o produto entregue em abril e pago em maio fechou em R$ 1,1007. Esses valores estão sujeitos a alterações, conforme os parâmetros de qualidade da matéria-prima. O simulador para cálculo está disponível no site: www.conseleite.pr.com.br 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem: produção de leite em propriedade do centro-sul do PR (Foto/Sindicato Rural de Guarapuava/Arquivo)

(Fonte - Coordenação de Comunicação Social Sistema FAEP/SENAR-PR)

 

 

 

 

 

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.