Para escapar da geada e semear soja com mais segurança

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Segunda-feira, 04 de fevereiro de 2019

Para escapar da geada e semear soja com mais segurança

Show Rural segue até sexta-feira (8), em Cascavel/PR. Produtores poderão conferir o posicionamento agronômico dos trigos da Biotrigo exclusivos para alimentação animal

 

“Quero muito plantar trigo no inverno. Ajuda a proteger o solo, reduz as plantas daninhas e, combinado a um clima bom, rende um dinheiro além da soja.  Só não quero atrasar a safra de verão”. Esta é uma opinião comum dos produtores que pelo risco acabam optando muitas vezes por deixar o solo descoberto no inverno. No Paraná, uma nova cultivar de trigo vai ajudar a escalonar a produção das duas culturas: soja no verão e trigo no inverno. A cultivar do portfólio da Biotrigo Genética será apresentada no Show Rural Coopavel, que acontece até sexta-feira (8), em Cascavel/PR.

Segundo Fernando Michel Wagner, gerente regional norte (PR, SP, Cerrado, Paraguai e Bolívia) da Biotrigo Genética, explica que a proposta da nova cultivar TBIO Ponteiro é reduzir os riscos de atrasar a soja, ajudar o produtor a otimizar os processos e aproveitar ao máximo a propriedade durante o ano inteiro. “É uma cultivar ideal para abrir a semeadura porque tem um ciclo vegetativo mais longo, especialmente bom para produzir na região fria do Paraná, como nos Campos Gerais”. Outra característica importante é a resistência à Brusone, doença comum na região de transição e norte do Paraná, onde o clima é mais quente. “A vantagem desse trigo é que ao semear mais cedo, desejo dos produtores nessas regiões, teremos uma condição genética superior pelo nível de resistência que este material entrega no campo quando há a ocorrência da doença, especialmente frequente nas primeiras semeaduras. O agricultor abriu mão de semear cedo no passar dos anos tendo receio de perder a lavoura com a enfermidade, mas com o avanço do melhoramento genético, conseguimos trazer mais segurança frente à Brusone.  Não existe cultivar imune, mas há uma grande diferença entre elas, e o TBIO Ponteiro é uma das que se destaca”, complementa. 

Sérgio Granado, engenheiro agrônomo de São Jerônimo da Serra/PR, conta que semeou a cultivar TBIO Ponteiro na safra passada na Fazenda Vedovati e observou de perto esses diferenciais da cultivar. Segundo ele, mesmo com um ano de seca, a produtividade foi muito boa. “O TBIO Ponteiro conseguiu, mesmo com todas as condições desfavoráveis do ano, dada a forte seca, se estabelecer, se desenvolver e apresentar uma performance muito boa. Esse realmente foi um diferencial quando comparado a outros materiais que tínhamos na propriedade, plantados lado a lado com ele. Produzindo nessas condições, mostrou ter uma grande estabilidade e nos faz crer que, em condições normais, a cultivar deva nos proporcionar altos tetos produtivos. Além da tolerância à seca, teve excelente desempenho frente à epidemia de Oídio que enfrentamos, comum em anos secos”, destaca. A nova tecnologia será multiplicada em 2019 e comercializada em 2020.
 
Trigo branqueador com diferencial agronômico

Outra novidade que também chega ao produtor para multiplicação já na próxima safra e para comercialização em 2020 é o TBIO Duque. Deodato Matias Junior, supervisor comercial da Biotrigo, explica que a cultivar, classificada como trigo branqueador, possui qualidade industrial para panificação e se diferencia entre outros trigos branqueadores do mercado pela excelente sanidade e facilidade na condução da lavoura. “Trigos classificados como branqueadores normalmente apresentam germinação na espiga e alta suscetibilidade às principais doenças do trigo, tanto foliares quanto de espigas, onerando o custo de produção do triticultor. No caso do TBIO Duque, o material apresenta ciclo, sanidade e produtividade diferenciada, além da qualidade industrial desejada pelos moinhos, possibilitando uma maior liquidez aos produtores”, comenta. 
O TBIO Duque é o primeiro filho branqueador de TBIO Toruk, a cultivar mais semeada do Brasil. Deodato compara também a nova cultivar branqueadora ao TBIO Noble, trigo do projeto especial da Biotrigo, melhorador para farinhas fortes (W) e claras. “O TBIO Duque é um trigo pão que fará parte do portfólio aberto da Biotrigo, porém direcionado a trabalhos de segregação em unidades de recebimento, finaliza”. Outra vantagem é a sua ampla área de adaptação, incluindo diversas zonas tritícolas de climas frio e quente.
 

Biotrigo no Show Rural

Durante o Show Rural Coopavel, agricultores também poderão conferir as cultivares de ciclos superprecoce e precoce da Biotrigo - TBIO Sonic e TBIO Audaz – que estarão disponíveis para produção na safra 2019.  Além das parcelas com cultivares para demonstração, técnicos da Biotrigo também estarão orientando sobre as indicações, benefícios, qualidade industrial, posicionamento agronômico das novas tecnologias e, ainda, esclarecendo dúvidas sobre o plantio e a venda das cultivares para a safra 2019. O estande da Biotrigo está localizado na Rua B, próximo ao pavilhão da avicultura.

 

(Fonte: Biotrigo)

 

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.