Painel levanta e divulga os custos da produção

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Painel levanta e divulga os custos da produção

Tanto quanto a semente, o manejo da lavoura e a colheita, a contabilidade de despesas e receitas já faz parte do trabalho do produtor rural. Encerrada a comercialização da safra, obtém-se os números, que indicam lucro ou prejuízo. Mas qual seria a dimensão dos investimentos necessários a cada atividade, numa análise técnica, de âmbito estadual? Para trazer resposta a esta pergunta, o Projeto Campo Futuro, conduzido pela CNA com vários parceiros, está realizando novamente, em diversas regiões do Brasil, mais uma série de seus Painéis de Custos de Produção – encontros anuais em que técnicos da iniciativa e o setor rural debatem juntos os custos de atividades da agropecuária. O objetivo é gerar e depois divulgar, a todos os produtores, dados que possam ajudar na gestão econômica das atividades da propriedade.  

No Paraná, onde o projeto conta com o apoio da Federação da Agricultura (FAEP), o Painel de Custos de Produção analisou a produção de grãos ao longo de quatro reuniões regionais que ocorreram de 16 a 19 de julho, nas cidades de Castro, Guarapuava, Cascavel e Londrina. Os encontros foram coordenados pelos técnicos Alan Fabrício Malinski, da CNA, e Ana Paula de Jesus Kovalski, da área de Grãos da FAEP. Durante a etapa de Guarapuava, dia 17, no Sindicato Rural, a reunião contou com a presença de produtores rurais, técnicos, representantes de cooperativa e empresas que atuam no setor agropecuário. Na ocasião, a REVISTA DO PRODUTOR RURAL conversou com a técnica da FAEP. Ana Paula destacou que a meta é levantar e disponibilizar números detalhados, numa perspectiva estadual, que sirvam para se verificar como está a rentabilidade da propriedade. Ela explicou que ter uma idéia clara da dimensão do lucro ou do prejuízo é importante para a tomada de decisões. “Alguns produtores fazem uma gestão muito bem detalhada, outros ainda não aprimoraram este acompanhamento de custos, de receitas. Alguns até têm uma idéia da margem, porque sabem o quanto sobra no final do mês. Mas a maioria tem dificuldade de ter este custo completo”. Conforme apontou, é preciso considerar um conjunto amplo de fatores – é onde o Painel de Custos de Produção atua para ajudar: “Porque o custo não é só o que você desembolsa e o que sobra a cada safra. Tem as depreciações de máquinas e equipamentos. Você tem o custo de oportunidade da sua terra”. A técnica da FAEP recordou ainda que, após cada reunião do Campo Futuro, os participantes recebem informações dos levantamentos de custo. Porém, segundo ressaltou, os dados também ficam disponíveis aos produtores rurais em geral. “Quando chega o resultado final, é sempre feita uma divulgação no site do sistema (www.sistemafaep.org.br) e no boletim informativo”.

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.