Holandesa Lely traz ao Brasil robô de ordenha de última geração que oferece conforto para as vacas e maior produtividade leiteira

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quarta-feira, 01 de agosto de 2018

Holandesa Lely traz ao Brasil robô de ordenha de última geração que oferece conforto para as vacas e maior produtividade leiteira

Sistema é considerado um novo marco em ordenha e é o mais amigável para vacas e para os produtores


 A empresa holandesa Lely, sediada no Brasil em Carambeí (PR), leva para a Agroleite, que ocorre de 14 a 18 de agosto, em Castro (PR) o novo modelo de robô de ordenha, Lely Astronaut A5, que representa um marco tecnológico para a pecuária leiteira.

“O Astronaut A5 é fruto da expertise da Lely de 25 anos, desde que criou a primeira ordenhadeira automática. Observando a interação entre vaca e a máquina e também através do feedback de muitos produtores, chegamos à criação de um sistema que combina princípios de ordenha automática já provados com confiabilidade incomparável, facilidade de uso e ótimo custo benefício. O novo robô de ordenha Astronaut A5 significa uma ordenha sem estresse tanto para o produtor como para suas vacas”, destaca o Gerente de Vendas para o Brasil da Lely, João Vicente Pedreira.

“Na Lely, entendemos que vacas saudáveis e livres de stress se traduzem em mais leite no tanque. Nossa experiência com ordenha robotizada nos permite afirmar que as vacas se sentem mais confortáveis e possuem melhor desempenho em ambientes com fluxo livre (Free Cow Traffic), somado ao sistema de acesso ao robô por meio do Fluxo-I, único no mercado, onde as vacas acessam o robô de maneira natural sem precisar andar de lado, já disponível a partir da versão do Lely Astronaut A4. Com o A5, o conforto das vacas foi melhorado ainda mais através do novo braço híbrido: silencioso, mais rápido, energeticamente eficiente e mais preciso, resultando em uma ordenha rápida”, acrescenta Pedreira.

As principais vantagens do manejo de vacas em sistema de fluxo livre são a liberdade dos animais para escolher quando comer, beber, descansar ou ir à ordenha. O ambiente torna-se mais tranquilo, principalmente para aquelas vacas consideradas inferiores na hierarquia do rebanho, como novilhas, vacas de pós parto e de alta produção, pois estes animais acabam aprendendo quais os melhores momentos para ir à ordenha, comer ou beber, sem serem incomodados ou impedidos por aqueles animais chamados dominantes. Essa liberdade de escolhas confere às vacas maior tempo de alimentação e descanso, benefícios que, somados ao aumento da dedicação em aspectos como a saúde e fertilidade do rebanho, trazem mais longevidade, otimizam a produção e reduzem as taxas de descarte.

Inovações

O sistema do Lely Astronaut A5 segue instantaneamente cada movimento da vaca durante a ordenha e permanecendo próximo ao úbere, rapidamente se corrige no caso de qualquer movimento inesperado. Isso assegura um processo de ordenha rápido, até mesmo com as novilhas.

Com o novo Sistema de Detecção de Tetos (TDS), o spray pós-ordenha dos tetos foi melhorado com um pré-escaneamento do úbere antes da aplicação do spray, assegurando uma higiene otimizada e limitando o risco de contaminação.

O painel de comunicação no robô possui um acesso intuitivo, o que torna a ordenha automática fácil de entender para qualquer pessoa. Desde a primeira ordenha de uma vaca até a manutenção diária, toda informação relevante está disponível em uma única página. Ações instantâneas, tais como distribuição da ração, direcionamento das vacas e tarefas de manutenção diária dependem de apenas um clique. O Astronaut A5 foi desenhado para fornecer utilidade, acessibilidade e operacionalidade de alto nível.

Baixo custo por kg de leite e retorno do investimento

Para alcançar um custo total significativamente mais baixo por kg de leite produzido, a Lely redesenhou todo o sistema com o Astronaut A5. Um programa de teste global extensivo, com mais de 30 clientes distribuídos em sete países, mais de 2 milhões de ordenhas, em diferentes situações adversas, como temperatura, transporte, pisoteios e chutes provocados pelos animais, foi estabelecido para assegurar uma operação sem falhas sob quaisquer circunstâncias. Em todos os testes, o consumo de detergente e água foi reduzido e o uso de energia diminuiu em até 20%. “Investimentos em manutenção rápida e fácil e o uso de componentes de alta qualidade também resultam em uma redução significativa dos custos de manutenção. Juntamente com uma eficiência melhorada, esse projeto altamente confiável, de fácil manutenção, alcançou um incomparável retorno de investimentos”, explica Pedreira.

Benefícios da automação

“O investimento na automação proporciona uma nova rotina ao trabalho diário, com maior flexibilidade, eficiência e melhor equilíbrio entre trabalho e vida social. Cerca de um terço da rotina de trabalho em uma propriedade leiteira é ocupado por tarefas repetitivas, como a ordenha. Após a transição para a ordenha robotizada, oportunidades para focar em outras áreas importantes do negócio são criadas, como a saúde do rebanho, manejo reprodutivo, cria e recria de novilhas, além da convivência com a família”, enumera Pedreira.

De acordo com a médica veterinária Valquíria Martins, do FMS - Farm Managemanet Support, departamento da Lely que orienta ao produtor antes, durante e após o processo de transição da ordenha mecânica para a automática, com a implantação dessa tecnologia a propriedade como um todo passa a enxergar o rebanho com olhos diferentes. “O produtor deixa de trabalhar ‘embaixo’ das vacas e passa a trabalhar ‘entre’ elas. Com isso, as ferramentas de monitoramento do desempenho e da saúde dos animais, como os sensores no leite e os colares para medição da ruminação e atividade, possibilitam a identificação rápida de quais deles precisam de atenção, onde estão e se necessitam de uma separação para uma avaliação mais aprofundada. Isso se traduz em mais produtividade para a atividade”, explica Valquíria.

Sobre a Lely

A Lely é uma empresa internacional com bases familiares, fundada em 1948, na Holanda, pelos irmãos Cornelis van der Lely e Arij van der Lely e desde seu início tem como missão tornar a vida dos fazendeiros mais fácil, com soluções inovadoras e serviços personalizados. A empresa oferece soluções em automação para praticamente todas as atividades relacionadas ao manejo e instalações para vacas leiteiras, desde a ordenha até a limpeza com o objetivo de prover um futuro sustentável, lucrativo e agradável às fazendas. A Lely fornece assessoria para organizar a propriedade leiteira de maneira inteligente, com o uso de sistemas de gerenciamento. A empresa está presente em mais de 60 países, conta com 1.200 colaboradores e mais de 1.600 patentes. Mais informações: https://www.lely.com/

 

 

 

 

(Fonte e imagem: Lely)

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.