Campo Futuro: Sindicato Rural recebe reunião do Painel de Custos de Produção

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Terça-feira, 17 de julho de 2018

Campo Futuro: Sindicato Rural recebe reunião do Painel de Custos de Produção

Como em outros encontros do painel, dados estarão disponíveis para todos os produtores rurais

 

O Projeto Campo Futuro promoveu nesta terça-feira, 17 de julho, em Guarapuava, a segunda de quatro reuniões regionais do Painel de Custos de Produção de Grãos, um encontro de trabalho anual que tem por objetivo levantar custos de várias culturas e, no final, divulgar aos agricultores uma tabela com números que servem de parâmetro para a gestão de despesas e lucros. Para isso, nos painéis, técnicos trocam idéias diretamente com produtores, cooperativas, empresas e profissionais do setor rural, para analisar o custo de cada item do estudo. 

Realizada durante a manhã, no Sindicato Rural, a reunião do Campo Futuro, em parceria com o Sistema Federação da Agricultura do Paraná (FAEP), trouxe os técnicos Alan Fabrício Malinski, da CNA, e Ana Paula de Jesus Kovalksi, da área de Grãos da FAEP. Participaram produtores rurais, técnicos, representantes de cooperativas e empresas que atuam no setor agropecuário. 

Lembrando o objetivo do Campo Futuro, Ana Paula, em entrevista, destacou que a meta é gerar e disponibilizar para os agricultores dados que possam ajudá-los a verificar como está a rentabilidade das atividades que realizam na propriedade. Para que o parâmetro possa refletir a realidade estadual, completou, o Painel ocorre também em regiões como Castro, onde houve ontem o primeiro encontro, Cascavel (18/8) e Londrina (19/7). Ela acrescentou que a gestão econômica vai além de custos e lucros e que, neste ponto, o levantamento pode ajudar: “Porque o custo não é só o que você desembolsa e o que sobra a cada safra. Tem as depreciações de máquinas e equipamentos. Você tem o custo de oportunidade da sua terra. Hoje, o produtor rural tem muito claro, para ele, o custo operacional, quanto custa para produzir cada safra, mas ele tem esta dificuldade de ter uma idéia do custo total. Do quanto realmente está gastando para produzir a cada ano”. 

Ana Paula recordou ainda que, após cada Painel, os participantes recebem informações detalhadas dos levantamentos de custo. Mas segundo completou, também os produtores rurais em geral têm acesso aos dados: “Quando chega o resultado final, é sempre feita uma divulgação com os resultados, no site do sistema (FAEP) e no boletim informativo”. 

 

Campo Futuro

O Projeto Campo Futuro é uma iniciativa que reúne CNA, Federações da Agricultura, sindicatos rurais, centros de pesquisa, universidades e SENAR, para realizar um levantamento de dados de várias atividades econômicas rurais (agricultura e pecuária). Em 2017, o projeto promoveu 147 Painéis de Custos de Produção, por diversas regiões do Brasil, para analisar 39 culturas. Os resultados finais foram apresentados no 3º Seminário Nacional do Projeto Campo Futuro, dia 9 de novembro, na sede da CNA, em Brasília. No Paraná, a iniciativa recebe o apoio do Sistema Federação da Agricultura do Paraná (FAEP) e dos sindicatos rurais. Em Guarapuava, o Sindicato Rural tem sediado os encontros. 

 

 

 

 

 

Na imagem: reunião do Painel de Custos de Produção de Grãos, no Sindicato Rural de Guarapuava 

(Foto/Sindicato Rural)

 

 

 

 

 

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.