Estado e Ocepar firmam parceria para plantio de árvores nativas

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Terça-feira, 03 de julho de 2018

Estado e Ocepar firmam parceria para plantio de árvores nativas

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) firmaram um protocolo de intenções com a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) para incentivar a recuperação de áreas degradadas. A parceria visa a adesão das cooperativas ligadas ao sistema Ocepar ao Programa Plante Árvores, que promove a recuperação de áreas degradadas no Estado através de campanhas voltadas ao plantio de árvores nativas.

A assinatura ocorreu durante as atividades do Dia de Cooperar (Dia C) promovido pela Ocepar, no Parque dos Tropeiros, na Cidade Industrial de Curitiba. Assinaram o documento o diretor-geral da secretaria estadual do Meio Ambiente, Gerson Schiavinato, o diretor de Restauração e Monitoramento Florestal do IAP, Francelo Mognon, e o presidente do sistema Ocepar, José Roberto Ricken.

O secretário do Meio Ambiente, Antonio Carlos Bonetti, destaca que o Estado tem a estrutura adequada para disponibilizar mudas de espécies nativas para a recuperação florestal. No entanto, esta informação precisa chegar aos interessados. Além disso, é importante o monitoramento após o plantio.

Bonetti explicou que o IAP possui 19 viveiros espalhados pelo Estado em condições de produzir 10 milhões de mudas por ano. Porém, por mais que as mudas sejam disponibilizadas gratuitamente, a demanda tem sido muito inferior à capacidade de produção dos viveiros.

“A campanha é justamente para divulgar a disponibilidade dessas mudas e encontrar parceiros que possam fazer o monitoramento dessas árvores até que não corram mais o risco de morrer. Parecerias como está com a Ocepar se tornam fundamentais neste processo”, disse Bonetti.

PARCERIA - Desenvolvida pelo IAP e as secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Comunicação Social, a campanha Plante uma Árvore oferece uma carteira de ações que podem ser desenvolvidas por entidades públicas e privadas em parceria com o órgão ambiental. Cada uma é voltada para um público específico e destaca a importância de cada árvore, para que a população possa conhecer os benefícios de cada espécie e aprender mais sobre suas características.

“A campanha fornece ferramentas para que possamos atrair parceiros que nos ajudem a incentivar a produção de mudas e o plantio de espécies nativas, principalmente, para a recuperação de áreas degradadas. Por isso, ter a Ocepar como um dos parceiros é muito importante, ainda mais considerando que muitas propriedades rurais já cadastradas no CAR precisarão fazer sua regulamentação, visando a recuperação ambiental junto ao IAP”, explica o presidente do instituto, Paulino Mexia.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.