“A Era do Talento Exponencial – Desafios e Oportunidades para as Profissões e Carreiras do Futuro”

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quarta-feira, 27 de junho de 2018

“A Era do Talento Exponencial – Desafios e Oportunidades para as Profissões e Carreiras do Futuro”

A Faculdade Campo Real realizou dos dias 14 a 18 de maio, o CampoTech, um evento voltado a acadêmicos de vários cursos da instituição. A programação incluiu palestras, minicursos, workshops e oficinas.

A palestra “A Era do Talento Exponencial – Desafios e Oportunidades para as Profissões e Carreiras do Futuro”, ministrada pelo empreendedor e consultor de negócios, Allan Costa, abriu o evento.

Em entrevista à REVISTA DO PRODUTOR RURAL, o palestrante explicou que atualmente as carreiras estão passando por grandes mudanças e de uma maneira muito rápida.“Isso está acontecendo porque estamos percebendo a disseminação cada vez maior de uma série de tecnologias e inovações como inteligência artificial e a robótica. Mas os empregos não vão acabar. Estudos mostram que nos próximos 10 a 15 anos, os profissionais que serão buscados pelo mercado de trabalho ainda não existem. Estas profissões estão sendo criadas neste momento. E numa velocidade maior do que a tecnologia consegue desempregar”.

Sobre empreender em uma época que a inovação é exigência, o palestrante compartilha sua opinião: “Existe no Brasil algo que eu chamo de empreendedorismo de subsistência, é um bom empreendedorismo, mas não tem necessariamente um alto grau de inovação. Quando falamos de empreendedorismo de alto impacto, estamos falando para as pessoas olharem para o mundo a sua volta em busca de problemas que ainda não foram resolvidos”.

Para Costa, no meio rural isso não é diferente. “Os produtores rurais precisam entender que precisam se reinventar. O que não é uma tarefa fácil, pois eles fazem o que fazem da mesma maneira há um bom tempo e dá certo. Mas quando você olha para o campo, vê a tecnologia chegando de maneira absurda, com agricultura de precisão, com máquinas inteligentes, com inteligência artificial atuando no plantio e na colheita”. O empresário complementa que muitas vezes o produtor rural e empreendedores de outros setores têm medo da tecnologia, mas que isso não pode mais acontecer e não há desculpas para isso. “Acreditamos equivocamente que estas inovações são muito caras ou muito complexas, mas na verdade não são. Vivemos atualmente em um mundo exponencial. A característica de um mundo exponencial é que a tecnologia se torna cada vez mais poderosa, cada vez mais barata e disponível. Isso faz com que elas cheguem até o pequeno produtor ou empreendedor, com um preço muito reduzido, diferente do que era há algum tempo”.

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.