Novos veículos vão facilitar escoamento da agricultura familiar

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quarta-feira, 20 de junho de 2018

Novos veículos vão facilitar escoamento da agricultura familiar

A governadora Cida Borghetti e ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, entregaram nesta segunda-feira (18), no Palácio Iguaçu, 25 veículos às Centrais Públicas de Recebimento e Distribuição da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. Os carros servirão de apoio à logística e à comercialização de alimentos adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que atende os agricultores familiares.

O investimento de R$ 1,1 milhão faz parte do contrato de repasse assinado em 2014 entre o Estado e o Ministério do Desenvolvimento Social e que prevê ainda de R$ 8,3 milhões para compra de kits de modernização das centrais de 105 municípios paranaenses. Além dos carros, está prevista a entrega de caminhões, lavadoras de alta pressão, pallets e monoblocos.

Para a governadora, os investimentos em logística representam mais oportunidades aos produtores rurais e fomentam as práticas de agricultura familiar no Estado. “Os veículos vão facilitar a logística dos produtos cultivados pelos pequenos produtores para que cheguem às mesas com a qualidade assegurada para o consumo. Com isso, os agricultores terão mais oportunidades de plantio”, disse.

Cida ressaltou ainda que os investimentos para a modernização da agricultura familiar geram emprego e renda no campo. “É muito importante que a área tenha investimento constante para que as pessoas se fixem no campo e desenvolvam a cultura local, gerando emprego e renda para a comunidade”, afirmou.

O ministro do Desenvolvimento Social afirmou que apoiar a agricultura familiar significa ajudar na manutenção de um dos elos importantes do Brasil. “Hoje, 80% dos alimentos consumidos no país são provenientes da agricultura familiar. Entregar equipamentos para facilitar o escoamento da produção é estratégico para o Governo, para economia e para o desenvolvimento sustentável da região”, afirmou Beltrame.

NA PRÁTICA - O secretário de Agricultura do Paraná, George Hiraiwa, explicou que os veículos serão distribuídos aos municípios de acordo com planejamento do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado, que levou em consideração os principais produtores de alimentos para a merenda escolar e aqueles que ainda não têm assistência técnica apropriada. “Os produtores vão ganhar mais assistência e agilidade na entrega dos seus produtos”, disse.

Na próxima etapa de entregas de equipamentos, que deve acontecer até o final de 2019, os 105 munícios que abrigam as centrais da Secretaria da Educação serão contemplados.

Texto e fotos: Agência Estadual de Notícias 

Um das cidades atendidas é Bom Jesus do Sul. Segundo o prefeito Cezar Bueno, o veículo vai melhorar o atendimento aos produtores da cidade. “É sempre muito importante a modernização da frota, contribuiu para a melhoria do atendimento dos profissionais e facilita a entrega dos produtos cultivados em Bom Jesus do Sul”, afirmou.

Os municípios beneficiados são Altamira do Paraná, Anahy, Boa Ventura de São Roque, Bom jesus do Sul, Braganey, Campo do Tenente, Diamante D’Oeste, Iracema do Oeste, Japira, Laranjal, Manfrinópolis, Mato Rico, Nova América da Colina, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Londrina, Paulo Frontin, Pinhal de São Bento, Quatiguá, Rosário do Ivaí, Santa Cecília do Pavão, Santa Mônica, Santa do Itararé, São José da Boa Vista, São José das Palmeiras e São Manuel do Paraná.

CENTRAIS - As Centrais de Recebimento e Distribuição nos municípios são fundamentais na estruturação da política de Segurança Alimentar. Elas têm os objetivos de resgatar a produção dos alimentos regionais, impulsionar programas de compras institucionais, promover uma melhor distribuição de renda dos agricultores e fortalecer a economia local, entre outros.

As aquisições previstas no Plano de Trabalho elaborado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento/Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Seab/Desan) vão contribuir para a melhoria dos serviços prestados, aprimoramento da logística de recepção, conferência e distribuição dos produtos e aperfeiçoamento da articulação regional e local.

A intenção é fortalecer a articulação municipal e regional para o acesso às políticas públicas intersetoriais de segurança alimentar e nutricional; estimular a implantação e o fortalecimento das organizações de agricultores familiares nos municípios a partir do acesso aos mercados institucionais, com crescimento profissional e de geração de renda.

Outras metas são assegurar que os alimentos estejam de acordo com os padrões estabelecidos pelos órgãos de saúde locais, garantindo ao consumidor final uma padronização na qualidade dos produtos e a redução de perdas nas entidades beneficiárias; contribuir com a ampliação de renda para os agricultores familiares pelo aumento da produção e diversificação de produtos alimentares, além do acesso a políticas públicas que beneficiem os circuitos curtos de comercialização.

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.