Guarapuava: Fundação Meridional e Embrapa trazem evento sobre soja

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Sexta-feira, 04 de maio de 2018

Guarapuava: Fundação Meridional e Embrapa trazem evento sobre soja

Realizado há três anos, Fórum Tecnológico da Soja apresenta palestras sobre temas importantes para o cultivo da oleaginosa

 
 
   Produtores rurais de Guarapuava e região terão, em maio, oportunidade de comparecer a um evento técnico de âmbito nacional que pela primeira vez acontecerá no município: o 3º Fórum Tecnológico da Soja, marcado para o próximo dia 15, a partir das 9h, no Spazio Vecchia, no Alto da XV. 
 
   Promovida pela Fundação Meridional e Embrapa, a programação traz três palestras que prometem tocar em assuntos importantes para aquela cultura. Pesquisadores da Embrapa abordarão os temas “Nutrição e Fertilidade” (Estratégias para alta produtividade), “Genética e Melhoramento” (Novos patamares de rendimento) e “Insetos-Praga” (Manejo e estratégias de controle).
 
   Neste ano em sua terceira edição, o fórum, no Sul, acontece nas cidades paranaenses de Maringá, Palotina, Pato Branco, além do município catarinense de Campos Novos. Mas também outras cidades recebem o evento, como Uberlândia (MG), Birigui (SP), Itumbiara (GO), Chapadão do Sul e Maracaju (ambos no MS). 
 
   O presidente da Fundação Meridional, Josef Pfann Filho, também vice-presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, antecipou que o público-alvo do Fórum Tecnológico da Soja são os agricultores em geral, já que serão apresentados resultados de pesquisas da EMBRAPA. “É uma empresa pública que tem toda uma tradição em termos de pesquisa. Pesquisadores farão palestras muito focadas sobre alguns temas importantes para a melhoria da produtividade”, disse. Pfann Filho recordou que o Brasil, atualmente, já obtém altos patamares de produtividade naquela cultura, mas observou que produzir mais por hectare é uma necessidade, uma vez que vários custos de produção são significativos, como o próprio valor do hectare de terra cultivável: “As terras hoje são caras, então a gente sempre pensa na potencialização da estrutura que já existe”. Com isso, completou, o evento visa difundir informação técnica para que se possa alcançar aquele objetivo: “É levar informação para que o agricultor produza cada vez mais, fazer com que ele possa agregar isso na propriedade rural”. 
 
   Esta difusão de conhecimentos, acrescentou, a Fundação Meridional realiza em nível nacional, tanto em regiões já tradicionais na soja quanto em outras que agora começam a se voltar mais para aquele cultivo: “O intuito deste fórum é de que ele seja itinerante. Será realizado em diversos estados e em algumas cidades que não têm tradição ainda com soja, ou com milho, regiões que eram de pastagem e hoje estão sendo transformadas, com soja, milho, cana-de-açúcar... então temos também esta intenção da inovação”. 
 
   Já em Guarapuava, é a longa experiência no cultivo da oleaginosa que, para Pfann Filho, torna interessante a inclusão da cidade no roteiro: “Acho que, pela importância que a região tem, é um evento que não pode deixar de ser realizado”. Para os agricultores locais e regionais, apontou, é mais uma oportunidade de ampliar conhecimentos: “O produtor de Guarapuava com certeza ouvirá boas palestras, verá as potencialidades das tecnologias que a EMBRAPA está disponibilizando”. 
 
   A participação no Fórum Tecnológico da Soja é gratuita. Mas os organizadores lembram que é necessário retirar convite antecipadamente. Em Guarapuava, os interessados podem retirar o ingresso no Sindicato Rural de Guarapuava (Rua Afonso Botelho, nº 58, no Bairro Trianon – (42) 3623 1115) ou na Agrícola Estrela (Av. Manoel Ribas, nº 4188, Bairro Conradinho – (42) 3624 3288). 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.