Produshow: público supera expectativas

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Sexta-feira, 27 de abril de 2018

Produshow: público supera expectativas

Com uma presença de público que superou expectativas, o Produshow 2018 se reafirmou, mais uma vez, como uma vitrine tecnológica de importância para a região central do Paraná. Realizado nos dias 12 e 13 de abril pela Producerta e diversos apoiadores, na Unidade de Cereais da empresa, em Pitanga, o evento atraiu em torno de 6 mil pessoas – uma marca que, segundo os organizadores, ultrapassou a estimativa inicial, que era 5 mil visitantes. As mais de 70 empresas expositoras apresentaram tecnologias para implementos, plantio, pulverização, colheita, veículos, sementes, cultivares de soja, híbridos de milho e animais para criação comercial, como bovinos (angus, brangus, brahman e nelore), ovinos (Texel e Ilê-de-France) e eqüinos (Quarto de milha). Os estandes destacaram produtos e/ou serviços de segmentos que vão da erva-mate ao cultivo de flores, do leite aos troncos para o manejo do rebanho, de pneus agrícolas a instituições financeiras com linhas voltadas à produção rural, entre várias outras empresas. Também presentes, o Sindicato Rural de Pitanga e o SENAR-PR, em seu estande conjunto, além de divulgarem serviços e cursos, mantiveram o já tradicional espaço para produtores da agroindústria familiar exporem produtos e artesanatos.

Visitantes ouvidos em entrevista demonstraram ter gostado do que viram. De Pitanga, onde se dedica à produção de feijão, soja e milho, o produtor rural Moacir Vieira Góis Filho aproveitou o tempo ensolarado que marcou o segundo dia para percorrer os estandes. “Todo ano participo do Produshow. Acho muito bom. A gente está acompanhando, vendo a evolução, os maquinários novos”, comentou. Do vizinho município de Boa Ventura de São Roque, onde tem na soja e no leite as suas atividades, outro produtor, Rodrigo Mikuta, também reservou um tempo para comparecer. Enquanto conhecia um novo trator, explicou que sua propriedade é pequena, mas afirmou que costuma comparecer para tomar contato com as inovações e colocá-las em prática. “Eu achei bacana. É um evento que estimula a região. A gente vem conhecer as máquinas, as variedades que tem de soja, conhecer a realidade para aplicar na propriedade”, completou.

À frente da comissão organizadora, o sócio-proprietário da Producerta, Luiz Carlos Zampier, que também é presidente do Sindicato Rural de Pitanga, recordou que o evento se propõe a divulgar inovações: “No Produshow 2018, o objetivo principal é tecnologia. A transferência de tecnologia: de plantas, principalmente soja, milho e feijão; de máquinas agrícolas e de animais também”.

A boa presença de visitantes e de expositores, acrescentou, levou a uma avaliação positiva do evento. “Nós tivemos neste ano de 2018 um público recorde, que superou a nossa expectativa, em torno de 6 mil pessoas, na quinta e na sexta-feira. Tivemos a participação de 73 empresas, algumas do ramo de prestação de serviços, agentes bancários, empresas convidadas, da cidade, empresas de genética de plantas – soja e milho e feijão –, algumas de máquinas agrícolas e também empresas que trabalham no ramo de pecuária, não só os animais, mas os laboratórios, e alguns serviços de pecuária também”, resumiu. 

Para Zampier, outros dois fatores contribuíram para o êxito: a mudança do perfil do evento, de um dia de campo para uma feira com oportunidades de negócio, e do período de realização, que passou de fevereiro para abril, época em que os agricultores da região têm mais tempo para poder comparecer. “O produtor já tinha praticamente encerrado a colheita e teve grandes oportunidades de boas promoções, de preços, prazos, enfim, condições de negócio. O evento concretizou-se como uma feira de oportunidade de negócios ao produtor rural”.

O Produshow recebeu também, por mais uma vez, conforme completou, a presença de lideranças. “Tivemos a participação, como sempre, de algumas autoridades, prefeitos da região, alguns deputados federais, estaduais, ex-senador Osmar Dias – É um sinal, para nós, de prestigio do evento”.

Zampier fez questão de agradecer a cada participante, do público e dos expositores. “Queremos deixar, em nome da Producerta, o agradecimento a todos que compareceram: a imprensa, aos agricultores, aos expositores, às empresas, também ao público da cidade, a alguns empresários de outros ramos, mas que foram lá também prestigiar. Para nós foi muito importante”, disse. E antecipou: “Estamos já planejando o Produshow de 2019. A cada ano, o público comparece, nos remete ao compromisso de melhorar ainda mais. Já estamos planejando, pensando em grandes inovações, em melhorar bastante. Então, com certeza, 2019 vai ter um Produshow melhor do que foi este de 2018”.

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.