Muito além da adubação

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Sexta-feira, 27 de abril de 2018

Muito além da adubação

Como o manejo nutricional inteligente tem auxiliado no atingimento de novos patamares de produtividade pelo Brasil

DIAGNOSE PRÉVIA – ANÁLISE DE SOLO

A análise físico-química estratificada do solo continua sendo a principal ferramenta para indicar quanto o solo pode fornecer de nutrientes para as plantas, sendo esta feita por meio da coleta de amostras de solo que normalmente representarão extensas áreas.

Mesmo considerando uma boa amostragem, a análise química convencional possui algumas limitações de uso, pois a metodologia tradicional para avaliação da disponibilidade dos nutrientes no solo consiste em adicionar à amostra de solo uma solução extratora (Ex.: Mehlich, Resina, KCl, HCl, Ca (H2PO4)2), determinando-se posteriormente o teor dos nutrientes nesta solução. Como as plantas extraem os nutrientes da solução do solo, o método tradicional de analisepode diferir consideravelmente da real disponibilidade de nutrientes para as culturas.

Visando mitigar potenciais erros de diagnose,uma opção a ser considerada é realizar também a análise da solução do solo. Ao trabalhar com estas duas análises de solo, tem-se maior assertividade em indicar quanto o solo pode fornecer de nutrientes para as plantas

DIAGNOSE DE VERIFICAÇÃO – ANÁLISE DE TECIDO FOLIAR

Existem diversos métodos de avaliar o estado nutricional das plantas, sendo os principais a diagnose visual e a diagnose foliar, embora existam outros como os testes de tecidos, testes bioquímicos, aplicações foliares, teor de clorofila (FAQUIM, 2002).

Para o estabelecimento de um adequado nível de nutrição para as plantas, é necessário compreender os padrões normais de acúmulo de nutrientes na fitomassa seca (Figura 01). No entanto, a quantidade e a proporção de nutrientes acumulados são funções das características das plantas e dos fatores externos que influenciam esse processo. Os nutrientes extraídos do solo e acumulados pelas plantas variam de acordo com cultivar, com manejo do solo, o ciclo da cultura e insumos disponíveis para o desenvolvimento de plantas BENETT et al., 2013).

Os resultados de análises químicas do tecido vegetal podem ser interpretados por diversos métodos, sobressaindo-se os métodos univariados, como o teor crítico (TC) e a faixa de suficiência (FS), bivariados, como o sistema integrado de diagnose e recomendação (DRIS), e o multivariado, como a diagnose da composição nutricional (CND) (MELO et al., 2016). A correta interpretação de resultados de análises foliares proporciona informações que favorecem o uso racional de insumos, evita desperdício, melhora o equilíbrio nutricional das plantas e, consequentemente, proporciona aumento da produtividade. Portanto, preconiza-se a utilização de métodos que disponibilizem subsídios para um diagnóstico nutricional eficiente e prático, a partir de resultados analíticos das folhas de uma planta ou lavoura (PARTELLI et al., 2005).

 

FERRAMENTAS DE MONITORAMENTO NUTRICIONAL

Atualmente já existem ferramentas que utilizam da diagnose prévia e de verificação descritas acima de forma inteligente, levando em conta a disponibilidade precisa de nutrientes no solo e nos tecidos das plantas para elaborar uma recomendação racional de manejo de nutrição. O Programa Agronômico de Monitoramento Nutricional (PAMNutri®, Figura 02)é uma ferramenta inovadora, que além da diagnose precisa, conta com a mais extensa base de dados sobre a demanda nutricional das principais culturas: através de mais de 10 anos de pesquisas foram conduzidas centenas de experimentos, que permitiram construir a marcha de absorção, com a demanda precisa de cada nutriente em cada fase do desenvolvimento da cultura, nas principais regiões produtoras do Brasil.

O PAMnutri utiliza modelagem matemática avançada para construir a recomendação do que a cultura realmente precisa, com base na disponibilidade real de nutrientes no solo, as inter-relações entre os elementos, a necessidade da cultura naquelas condições e, não menos importante, a ambição de produtividade do agricultor.

 

 

 

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.