Programa de Sustentabilidade Sindical visita Sindicato Rural de Guarapuava

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quarta-feira, 25 de abril de 2018

Programa de Sustentabilidade Sindical visita Sindicato Rural de Guarapuava

Programa da FAEP visa buscar caminhos para as entidades após o fim da obrigatoriedade da Contribuição Sindical

 
 
   O Sindicato Rural de Guarapuava recebeu, na manhã desta quarta-feira, 25, a presença de membros do Programa de Sustentabilidade Sindical do Sistema FAEP. Desde o início deste mês de abril, integrantes daquela iniciativa da Federação da Agricultura vêm percorrendo todas as regiões do Paraná, para conhecer a estrutura e as atividades dos sindicatos rurais locais e debater suas perspectivas para o presente e o futuro. 
 
   Em Guarapuava, a troca de idéias aconteceu numa reunião durante a manhã. Do programa, participaram Nilson Camargo, do Departamento Técnico-Econômico da FAEP, Francisco Pelição, supervisor do Senar da região Oeste, Antônio Poloni, consultor da federação e Aparecido Grosse, supervisor do Senar da Regional de Guarapuava. Do sindicato, estiveram presentes o presidente, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, e os diretores Roberto Cunha, Anton Egles, João Arthur Barbosa Lima e Alexandre Seitz, além da gerente Luciana de Queiroga Bren e de Arnaldo Catapan, da área financeira da entidade. 
 
   Após a reunião, Nilson Camargo, em entrevista, lembrou que o fim da Contribuição Sindical obrigatória, no ano passado, colocou os sindicatos frente ao desafio de viabilizar sua sustentabilidade. Com as reuniões, o Programa de Sustentabilidade Sindical, completou, realizará, no interior, um levantamento sobre a situação atual das entidades. Depois, na FAEP, em Curitiba, os membros do programa debaterão possíveis caminhos para os sindicatos: “Para isso, estamos fazendo estas entrevistas, para coletar informações, obter impressões e ideias que estes sindicatos têm, para levarmos para a FAEP e lá nos debruçarmos sobre estas entrevistas, trazendo junto conosco algumas pessoas, de alguns sindicatos, e elaborarmos propostas”. Camargo observou que as sugestões formarão um rol de opções, mas que caberá a cada sindicato avaliar o que pode ser aproveitado para a sua sustentabilidade. 
 
   Também em entrevista, Poloni falou sobre a reunião: “Aqui em Guarapuava, principalmente, eles vieram para verificar como o sindicato tem esta desenvoltura, toda esta estrutura, este trabalho que faz, para ver o quê, daqui, é salutar entender melhor, para que possa ser disseminado dentro do Estado”. Ainda conforme apontou, os encontros têm também o papel de debater a representatividade e a sustentabilidade: “As duas coisas vêm juntas”, ressaltou. 
 
   Segundo a FAEP, em abril, técnicos e supervisores do Programa de Sustentabilidade Sindical visitaram mais de 40 sindicatos, dentro de um universo de 138 que se inscreverem para participar. A federação noticiou recentemente que as visitas deverão se encerrar no próximo mês de junho. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
(Foto: Sindicato Rural de Guarapuava)
 
 
 
 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.