REVISTA DO PRODUTOR RURAL: chegou a edição abril/maio 2018

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quarta-feira, 25 de abril de 2018

REVISTA DO PRODUTOR RURAL: chegou a edição abril/maio 2018

A publicação destaca diversos temas que foram relevantes no setor rural da região

 

   O Sindicato Rural de Guarapuava começou, nesta quarta-feira, 25 de abril, a distribuição da mais nova edição da REVISTA DO PRODUTOR RURAL. Publicação produzida pela entidade a cada dois meses, a revista tem foco em matérias sobre agricultura e pecuária, além de trazer artigos técnicos, escritos por profissionais como agrônomos e veterinários.

   Nesta edição (abril/maio 2018), a matéria de capa é a manifestação que a sociedade civil organizada de Guarapuava realizou, no último dia 28 de março, na cidade, contra a corrupção. A matéria detalha a manifestação, que na manhã daquele dia percorreu algumas das principais ruas do centro, com a participação de produtores rurais, em veículos e máquinas agrícolas.

   O Sindicato Rural de Guarapuava também aproveita esta edição da revista para publicar as informações de sua Assembleia Geral Ordinária, realizada em março.

   Outro assunto é a safra de milho e soja, 2017/2018, em Guarapuava e região, que foi marcada por uma alternância entre a falta e o excesso de chuvas. A matéria traz dados sobre as precipitações pluviométricas e entrevistas com dois produtores rurais, contando como fizeram para conseguir realizar a colheita em meio ao desequilíbrio do clima.

   Um importante evento técnico já tradicional em Guarapuava, a Ovinotec, é outro dos temas apresentados. Realizado pela Cooperaliança com vários apoios, no anfiteatro do Sindicato Rural de Guarapuava, o encontro, em sua 6ª edição, trouxe aos ovinocultores palestras de especialistas em vários temas técnicos de interesse para quem se dedica à criação comercial de ovinos. Dois convidados, da Nova Zelândia, foram atrações à parte, trazendo uma visão sobre atitude, gestão e seleção genética como aliados da rentabilidade do ovinocultor.

   Com foco em eventos técnicos que surgiram recentemente, mas que também vão ganhando importância para a região, a revista traz ao mesmo tempo matéria sobre a segunda edição do dia de campo Unicentro Rural, promovido pela Unicentro, com diversos apoios, em sua Fazenda Escola, a Fazesc, situada numa área dentro da Estação Experimental do IAPAR em Guarapuava. Destacando que o encontro, além de ser uma atividade para alunos, visa realizar a extensão rural, os organizadores lembraram que a iniciativa está voltada também para os produtores rurais em geral, que podem visitar o dia de campo. Ponto alto do evento foram as estações, sintonizadas com os desafios que o agricultor encontra no dia a dia em sua propriedade.

   Do setor privado, outra instituição de ensino superior também mostrou que está atenta à necessidade de divulgar informações técnicas ao setor rural: a Faculdade Campo Real promoveu o 2º Real Campo, em Guarapuava. A REVISTA DO PRODUTOR RURAL de novo esteve no evento e conferiu as palestras e novidades.

   Outra matéria relata como foi, em Guarapuava, a mais recente edição do ciclo de palestras CBN Agro, promovido pela Rádio CBN de Londrina e Rádio T, no Vitace Centro de Convenções. Com o tema o Agro em busca de um trilhão de dólares, Marcos Fava Neves, um dos maiores conhecedores do agronegócio no Brasil, apresentou a centenas de pessoas, entre estudantes, agropecuaristas e empresários sua visão sobre as perspectivas daquele que é o mais importante setor da economia brasileira.

   Como o agronegócio é também empreendedorismo, a REVISTA DO PRODUTOR RURAL compareceu ao lançamento de um evento que a EMATER, com vários apoiadores, entre os quais a Secretaria de Agricultura de Guarapuava e a Faculdade Guairacá, realizará em breve: o Outono Gastronômico, que terá lugar no Parque do Lago. A iniciativa tem por objetivo valorizar os produtos da agroindústria familiar, na forma de pratos saborosos da culinária regional, mas apresentados com um visual no estilo da gastronomia profissional. Os organizadores destacam que, ao mesmo tempo, o evento tem um lado cultural, porque haverá apresentação de grupos, e será ainda uma atração turística.

   Esta disposição para empreender, inclusive em culturas diferentes da conhecida produção de grãos, é o foco de mais uma matéria. Entre os vários cursos que o Sindicato Rural de Guarapuava e o SENAR-PR promoveram em março e abril, a publicação destaca o de cultivo de morango. A atividade enfatizou a necessidade de realizar a produção da fruta dentro de parâmetros técnicos e profissionais.

   A REVISTA DO PRODUTOR RURAL é enviada a todos os associados ao Sindicato Rural de Guarapuava, assim como a parceiros da entidade.

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.