Soja supera marca histórica em produção e exportação, aponta Expedição Safra

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Segunda-feira, 09 de abril de 2018

Soja supera marca histórica em produção e exportação, aponta Expedição Safra

Balanço completo da temporada foi apresentado durante a Expo Londrina; evento reuniu representantes da cadeia produtiva e marcou o encerramento da 12ª temporada do projeto

   Nesta safra, a soja vai ultrapassar a marca histórica registrada no ciclo passado tanto em produção quanto em exportação, confirma a Expedição Safra. O Brasil vai colher mais de 116 milhões de toneladas e embarcar mais de 70 milhões de toneladas da oleaginosa, volume que consolida a posição do país como maior exportador mundial do grão. A safra recorde, apurada pelo projeto técnico-jornalístico ao final do ciclo, confirma a projeção inicial feita ainda em outubro do ano passado, quando a temporada 2017/18 estava na fase de plantio. 

   “O mercado e o governo trabalhavam com uma cifra em torno de 110 mi (t). O campo surpreendeu positivamente, principalmente no Matopiba”, destacou o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira, durante o seminário técnico de encerramento da temporada 2017/18. O evento ocorreu na sexta-feira (06), durante a Expo Londrina e reuniu representantes de todos os elos da cadeia produtiva de grãos. 

   Para o coordenador da Expedição Safra, os números surpreendentes deste ciclo, principalmente no caso da soja, abrem uma janela de oportunidades para o Brasil, especialmente depois do início da guerra comercial entre China e Estados Unidos. “No ano passado, o Brasil exportou 68 milhões de toneladas, 12 mi (t) a mais que os Estados Unidos, maior produtor mundial. A política protecionista dos Estados Unidos e a recente retaliação da China vão favorecer o Brasil. Não é um cenário permanente, mas é uma janela de oportunidade que precisamos aproveitar”, defende.

Roteiros

   Entre os meses de dezembro de 2017 e abril de 2018, a equipe de técnicos e jornalistas percorreu 12 estados brasileiros e os principais países produtores de grãos da América do Sul (Argentina, Paraguai e Uruguai). O último roteiro contemplou a região do Matopiba, formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Depois de duas temporadas de quebra, os quatro estados colhem uma safra excepcional, de mais de 12 milhões de toneladas de soja. 

 

Sobre a Expedição Safra

   A Expedição Safra faz um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos da América do Sul à América do Norte. Em sua 12ª temporada, o projeto percorre 12 estados brasileiros nas etapas de plantio e colheita. Para ampliar a discussão sobre mercado, desde a temporada 2010/11 a equipe realiza roteiros extraordinários, com incursões à Alemanha, Holanda, Bélgica, França, China, Índia, Israel, Rússia e ao Canal do Panamá. A Expedição Safra é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Sementes Castrolanda, Agrotech, Alta, Expo Londrina, CREA-PR, Rumo, Integrada, C.Vale, CME Group, FAEP e Ocepar.

 

 

 

 

 

 

 

 

(Imagem ilustrativa - Foto: Sindicato Rural de Guarapuava / Arquivo)

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.