Apoio cooperativo: Sicredi participa da Feira do Empreendedor Sebrae SP

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quarta-feira, 04 de abril de 2018

Apoio cooperativo: Sicredi participa da Feira do Empreendedor Sebrae SP

Modelo de negócio e de atendimento das instituições financeiras cooperativas atrai micro e pequenos empresários

“Quem coopera cresce”. No mundo dos empreendedores, em especial dos micro e pequenos, esse slogan é essencial. Com recente crise econômica pela qual o Brasil passou, que elevou o índice de desemprego, muitas pessoas encontraram no empreendedorismo uma forma de driblar a dificuldade financeira. Para alcançar esse objetivo, no entanto, é preciso encontrar uma instituição financeira que acredite no potencial do negócio e dê suporte para a viabilização dos projetos, com taxas justas e atendimento humanizado. Mas encontrar uma instituição assim, que apoie o desenvolvimento do cliente, não é tão fácil assim.

Segundo um levantamento realizado pelo Serasa, 43% dos MEIs enfrentaram problemas com a falta de crédito e burocracia na hora de abrir o negócio e 48% encontraram dificuldade para conseguir empréstimos, principalmente voltados à quitação de dívidas ou ampliação do negócio. Além disso, 65% dos entrevistados afirmaram que teriam necessidade de financiamento nos próximos 12 meses.

Nesse cenário, algumas instituições, como o Sicredi - primeira instituição financeira cooperativa do Brasil -, surgem como uma alternativa aos empreendedores, com taxas menores em relação ao mercado (de 15% a 35%, em média), dependendo da modalidade de crédito. Para Adilson Felix de Sá, diretor de Desenvolvimento da Central Sicredi PR/SP/RJ, isso acontece porque no cooperativismo o correntista é um associado e o crescimento da instituição é também o crescimento dele. “O Sicredi preza pelo desenvolvimento mútuo, o que significa que a educação financeira e a sustentabilidade do empreendedor estão sempre em primeiro lugar. Por isso, o gestor da conta dá toda orientação necessária, oferecendo somente produtos e soluções realmente necessárias para a evolução do associado”, comenta.

Para reforçar esse compromisso, a instituição participa, pelo segundo ano consecutivo, do maior evento de empreendedorismo do País: a Feira do Empreendedor. O evento, promovido pelo Sebrae, acontece entre os dias 7 e 10 de abril, no Pavilhão de Exposições Anhembi, em São Paulo. O objetivo é criar um ambiente favorável para a geração de negócios, reunindo em um só lugar 425 expositores que oferecem serviços, produtos e soluções aos empreendedores que visitam o evento.

Case de sucesso

Proximidade no atendimento e o compromisso com a real necessidade do associado foram as características que fizeram o empreendedor Kleber Figueredo, proprietário da Gráfica 3L, a se associar à associado da Cooperativa Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP após participar da última edição da Feira, em 2017. “Depois de conhecer as soluções oferecidas pelo Sicredi durante o evento, fizemos uma visita à Cooperativa e passamos a concentrar todas as necessidades de cobrança, capital de giro, pagamentos, recebimentos e investimentos na instituição. Com as soluções do Sicredi percebemos que todos os serviços e produtos que utilizamos hoje são adequados ao perfil da empresa”, analisa Figueredo.

Além disso, instituições financeiras cooperativas oferecem ao associado a oportunidade de definir os rumos da Cooperativa durante um evento anual que reúne milhares de pessoas: as Assembleias. Cada associado tem direito a voto para definir as ações que serão realizadas no próximo ano, os investimentos a serem feitos e a distribuição de lucro ao capital. Os dados de crescimento apresentados pelo Sicredi no último ano mostram que a gestão transparente e democrática é um diferencial de mercado. Em 2017, apenas as cooperativas dos Estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro apresentaram um resultado de R$ 440 milhões, número 24% superior ao resultado apresentado em 2016 - e parte desse valor foi distribuída entre os associados.

Serviço - Feira do Empreendedor 2018
Quando: 7 a 10 de abril de 2018
Horário: 10h às 21h
Local: Pavilhão de Exposições Anhembi
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1029, São Paulo/SP
Mais informações em http://feiradoempreendedor.sebraesp.com.br ou 0800 570 0800


Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,7 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 21 estados*, com mais de 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.1

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.