Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Agrichem

Segunda-feira, 19 de março de 2018

7ª Expocrioulo: força e beleza da raça crioula

A Expocrioulo de Verão 2018 representou mais do que um encontro dos criadores da raça crioula de Guarapuava e região. Ao lado da programação, dias 2 e 3 de março, no Parque Lacerda Werneck, esta sétima edição do evento teve, como ponto principal, homenagem ao criador guarapuavano e entusiasta do cavalo crioulo Cezar Krüger, falecido em 2017.

Na comissão organizadora, João Carlos Pires, da diretoria do NCCCG, conversou com a REVISTA DO PRODUTOR RURAL sobre o evento, destacando a qualidade dos animais, a participação de criadores locais e regionais e as lembranças do homenageado.

O padrão dos animais, apontou, tem sido destaque: “O crioulo sempre tem um nível elevado. O Núcleo tem o prazer de sempre receber tanto os guarapuavanos como pessoas que vêm de outras cidades, trazendo novidades com referência ao cavalo”. Outro ponto importante, assinalou, uma análise dos cavalos dentro dos padrões da associação – o evento contou julgamento a cargo de Jorge Rosas Demiate Junior, tendo como inspetor técnico Rafael Fagundes Sant´anna (credenciado junto à ABCCC): “Nenhum evento que o Núcleo patrocina pode ser realizado sem que a autoridade máxima, no nosso caso a ABCCC, autorize. É ela que determina quem são as pessoas que vêm fazer esta avaliação”, comentou. E este padrão, ressaltou, se mostrava elevado no evento de Guarapuava: “São animais que, em qualquer exposição no Brasil, com certeza não vão ficar atrás dos demais”.

Para Pires, outro aspecto relevante da Expocrioulo é ser um espaço para os criadores se encontrarem e trocarem idéias, o que contribui para que aprendam cada vez mais sobre a raça e para fazerem novos amigos. “Na conversa com os proprietários, com os cabanheiros, a gente sempre aprende alguma coisa. Além de tudo, a amizade”. Para ele, conforme enfatizou, ao lado do esforço dos criadores para obterem plantéis dentro dos padrões da ABCCC, este é um dos lados mais significativos da atividade: “O cavalo é família. É um ponto de união entre o pai, a mãe, os irmãos. Ela (a família), através do cavalo, acaba se reunindo. Aqui mesmo você vai ver muitas pessoas que vêm trazer o filho, filha, neto, para ver o cavalo. Mas quem é que quer ver o cavalo? É só o neto, o filho? Não, o adulto também”.

Para o ano, de acordo com Pires, também se já prevê outros eventos: “O Núcleo tem uma programação extensa. Para os dias 24 e 25 de março, serão realizadas provas e um curso de morfologia nas dependências da propriedade de Gibran Araújo, no município de Candói. O Núcleo é um dos patrocinadores, um organizador”. Paleteadas e campereadas, completou, também farão parte da programação. Conforme explicou, podem se inscrever criadores de cavalo crioulo.

 

Emoção: homenagem a Cezar Krüger

A emoção deu o tom da homenagem do Núcleo de Criadores de Cavalo Crioulo de Guarapuava (NCCCG) a um de seus fundadores mais notáveis. Reunidos num jantar, diretores do Núcleo, da Sociedade Rural, criadores, participantes do evento, familiares, amigos e autoridades, como o prefeito Cezar Filho, relembraram o crioulista guarapuavano que, para muitos, foi um dos mais importantes conhecedores de raças eqüinas no Brasil. Membro da diretoria do Núcleo, João Carlos Pires apresentou a trajetória de Cezar Krüger, com depoimentos de amigos em vídeos gravados especialmente para a ocasião. Pires rememorou que Krüger mantinha contato com criadores do Brasil, Argentina, Uruguai e de Portugal. Acrescentou ainda que o homenageado esteve, em 1993, naquele país europeu para conhecer mais sobre cavalos. A homenagem enfocou também, entre vários outros pontos, que Krüger foi um dos entusiastas das Cavalhadas de Guarapuava. Em nome das várias gerações da família, presentes à ocasião, o pai de Cezar, o ex-prefeito Nivaldo Krüger, recebeu as homenagens ao filho. “Esta foi uma noite de conforto, de saudade, de cultura”, afirmou. Ele enalteceu a importância dos amigos do NCCCG para ajudar os netos a prosseguir com a tradição: “O Felipe e o Vinícius têm a responsabilidade de dar seguimento. E este seguimento só será bem sucedido com esta presença, com esta participação de todos aqueles que foram amigos do Cezar”, completou.

Galeria de Fotos

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.


Agrichem