Curso abordou cultivo de uvas

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Segunda-feira, 19 de março de 2018

Curso abordou cultivo de uvas

Produtores rurais e outros interessados participaram, no dia 8 de fevereiro, no Sindicato Rural de Guarapuava, de um curso do SENAR-PR que abordou o cultivo de uvas. Com total de 8 horas, a atividade abrangeu, das 8h às 16h, uma parte teórica, na sala de cursos do sindicato, e depois uma visita técnica a uma produção de uvas em uma propriedade rural em Guarapuava.

A REVISTA DO PRODUTOR RURAL acompanhou também este curso. Em entrevista, o instrutor do curso, Sérgio Krepki, de Irati (PR), destacou que o primeiro passo é o conhecimento: “Sem informação, o risco é grande de não dar certo. Às vezes, nem era bem aquilo que a pessoa queria. Um curso possibilita tudo isso: a pessoa vai visualizar a atividade e tomar consciência dos desafios que terá pela frente".

Para quem cogita produzir uva especificamente na região de Guarapuava, marcada por altitudes acima de 1100 metros e temperaturas abaixo de zero em todos os invernos, Krepki ressaltou o que disse ter sido uma das principais dúvidas dos alunos: os danos causados por geada. “Tem que estudar, já com os técnicos locais, qual a variedade que melhor se adaptaria, que tivesse de certa forma resistência”, comentou, apontando que em Irati as condições são diferentes devido a um clima mais quente. Outro tópico relevante, enumerou, é a vontade. Em sua opinião, isto significa considerar que a produção comercial de uva, como toda fruta, requer que o agricultor leve em conta realidades específicas: da necessidade de ofertar um produto bonito à de realizar uma boa comercialização: “A fruta, você compra com os olhos”, explicou, acrescentando que existem critérios técnicos a serem observados tanto no cultivo orgânico quanto no convencional. As podas, exemplificou, têm grande importância: “Na uva, os participantes do curso puderam observar em sala de aula – foi passado um vídeo – que tem que podar todo ano”. Do contrário, alertou, os ramos que deveriam dar frutos se transformam no que chamou de lenha – “A gente não quer lenha, quer os frutos”.  

Quem aproveitou a oportunidade de conhecer sobre a uva foi Zélia de Fátima Pereira Seguro, que com seu marido adquiriu há cerca de um ano uma chácara no Vale do Jordão, para onde se mudaram. Conforme afirmou, ela tentou implantar a cultura no local, mas a produtividade foi pouca, o que a levou a se interessar pelo curso. “Vim para aprender e aplicar na nossa terra”. Em seu caso, recordou, a atividade tem raízes na família – mas a necessidade de conhecimento permanece: “Sempre gostei. Meu avô cultivava uva, mas a gente nunca aprendeu a cuidar. Então, quando surgiu este curso, pensei: vou fazer para me aperfeiçoar e ter uma produção maior, para casa”.

 

Sobre o curso

Em Guarapuava ou nas Extensões de Base em Candói e Cantagalo, os interessados no assunto ou em outros setores da produção agrícola e pecuária podem se informar e se inscrever para os cursos do SENAR-PR junto ao Sindicato Rural (R. Afonso Botelho, nº 58 – Bairro Trianon – 42 3623 1115). Gratuitos, os cursos são voltados a produtores e colaboradores de propriedades rurais.

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.